Essa condição acaba por tornar o controle do açúcar no sangue ainda mais difícil. “Pacientes diabéticos precisam de atenção redobrada com a saúde bucal, pois problemas periodontais podem complicar a condição”, comenta a especialista.
O diabetes também pode desencadear uma série de sintomas que afetam o organismo no geral, incluindo a boca. Entre os sinais bucais mais comuns estão gengivite grave, doença periodontal avançada, candidíase oral frequente e boca seca. Esses problemas indicam o impacto do diabetes, podendo inclusive ser os primeiros sinais da manifestação da doença.
Impactos da diabetes na saúde bucal
Ademais, o diabetes pode causar sintomas que, quando combinados a fatores de risco como histórico familiar ou obesidade, podem ser indícios da condição. Confira os principais abaixo.
- Feridas bucais que demoram a cicatrizar;
- Alterações na saliva;
- Aftas recorrentes;
- Sangramentos na gengiva; e
- Hálito cetônico.
“Quando o dentista observa esses sinais, ele pode orientar o paciente a buscar uma avaliação médica para um possível diagnóstico de diabetes, facilitando o início do tratamento adequado”, esclarece a profissional. Nesse sentido, a prevenção é fundamental e adotar uma boa higiene bucal auxilia na redução dos riscos de complicações.
Por fim, além de uma rotina de escovação e uso de fio dental, a profissional ressalta a importância de consultas frequentes com dentistas, em especial para pacientes diabéticos. Isso porque o cuidado integral com os dentes pode melhorar a qualidade de vida e o controle da diabetes. “A prevenção é a melhor estratégia para manter tanto a saúde bucal quanto a saúde geral”, conclui.