O técnico em cibersegurança é responsável por implementar tecnologias, controles e processos para proteger redes, dispositivos e dados digitais contra invasores não autorizados. O trabalho desse profissional é evitar ataques como o ocorrido no ministério
Felipe Santos Carvalho é expert em cibersegurança pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e treinador dessa modalidade na olimpíada do conhecimento promovida pela instituição. Ele explica que a demanda da profissão está em crescimento por conta do número crescente de empresas adentrando no ambiente on-line ou sistemas.
“As empresas foram se atualizando e foi criando então novas vulnerabilidades. Hoje o site de uma empresa também é alvo de algum tipo de ataque, tudo que ocorre dentro de um ambiente cibernético se torna algo vulnerável.”, explica.
Ele explica que o objetivo do profissional em cibersegurança é justamente esse, descobrir esses vulnerabilidades e coloca-las dentro de um aspecto seguro. Felipe também é categórico ao dizer que a importância da profissão só é vista nos momentos de necessidade.
É muito comum a gente ver hoje que as empresas só sentem falta desse profissional no momento de crise. Um exemplo recente é uma grande marca que foi atacada e no dia seguinte o site do do LinkedIn, estava cheio de vagas para contratar um profissional em cibersegurança.”, conta o profissional.
Para Felipe, é importante que os jovens procurem cursos técnicos e procurem se aprimorar na área que tem tido uma grande demanda, pois hoje não basta só saber de redes, é preciso também se preocupar com a segurança. “Não tem como hoje programar uma infraestrutura cibernética na empresa sem pensar na segurança dela também.”
Ataque
Um exemplo real dos riscos de hackers da internet é o incidente cibernética que afetou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público (MGI) e outros 8 ministérios na última terça-feira (23/7). O ataque atingiu o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional.
Essa não foi a primeira vez que ocorreu um incidente parecido. Em abril deste ano, criminosos tentaram desviar ao menos R$ 3 milhões do pagamento de servidores ao invadir o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional.
Olimpíada do Conhecimento
A olímpiada é uma competição de educação profissional que ocorre a cada dois anos para alunos e ex-alunos de cursos profissionalizantes do Senai. Ela é uma iniciativa para analisar a qualidade da educação oferecida pelo instituto e incentivar a dedicação e competitividade dos alunos.