Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




ENDOMETRIOSE: conheça doença que levou Anitta para mesa de cirurgia e afeta 176 milhões de mulheres no mundo



- Advertisement -
Imagem: internet

Recentemente a cantora Anitta foi submetida a um processo cirúrgico para tratar uma Endometriose, que segundo ela, foi negligenciada por cerca de 9 anos, por vários médicos pelos quais passou.

A cantora, que em suas redes sociais para falar sobre a doença, afirmou que sentia fortes dores por longos períodos após relações sexuais e o quadro foi confundido com infecçoes urinárias.

Mas o que é a Endometriose?

“Nada mais é do que uma doença inflamatória que acontece quando as células do endométrio, tecido que reveste o interior do útero, crescem e causam lesões em outras partes do organismo. É mais comum nos órgãos do baixo abdômen, casos de todo o sistema reprodutivo, bexiga e intestino, mas também pode afetar regiões distantes como o pulmão e o cérebro.

A endometriose profunda ocorre quando os focos da doença, que inicialmente têm entre um e dois milímetros, infiltram-se na parede de um órgão por mais de cinco milímetros. Os sintomas no período menstrual tornam-se bem mais intensos, e a paciente, dependendo do local afetado, pode ter que se submeter a tratamento cirúrgico imediato.” (informações do ginecologista Março Aurélio Pinho de Oliveira, prestadas ao portal Minha Cida)

Sintomas

Cólica menstrual, dificuldade para engravidar, inchaço na barriga, cansaço crônico e desconforto ao urinar e durante as relações sexuais.

A doença afeta 6,5 milhões de mulheres no Brasil e 176 milhões de mulheres em todo o mundo, de acordo com levantamento feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2020.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼