Teve início na quinta-feira (18), o 2º Encontro Estadual dos Conselhos de Alimentação Escolar, evento que busca promover o compartilhamento de experiências, discussões sobre os desafios e elaboração de estratégias para garantir a qualidade e segurança alimentar nas escolas. O encontro segue nesta sexta-feira, no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, e reúne conselheiros e profissionais da área de alimentação escolar de Rondônia. A abertura do encontro contou com a presença de conselheiros de alimentação escolar, profissionais da área, gestores públicos, especialistas em nutrição e saúde e representantes da sociedade civil.
A realização do encontro é uma iniciativa do Conselho de Alimentação Escolar de Rondônia (Caero), em parceria com o Fórum Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A programação inclui palestras, mesas redondas e apresentações de casos de sucesso, abordando temas como legislação vigente, transparência na prestação de contas e a conexão entre nutricionistas e conselhos de alimentação escolar.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o encontro fortalece a alimentação escolar, ferramenta importante na formação e desenvolvimento dos alunos. “A alimentação escolar é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e o encontro é uma oportunidade para discutir e melhorar, ainda mais, a qualidade das refeições oferecidas nas escolas do estado”, ressaltou.
Durante a abertura do evento, a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, reforçou o compromisso do governo com a qualidade da alimentação escolar. “Estamos dedicados em garantir que todas as escolas de Rondônia ofereçam refeições nutritivas e seguras para os alunos. O apoio e a participação dos conselhos de alimentação escolar são essenciais para atingirmos o objetivo.”
Segundo a secretária-executiva da Seduc, Marta Costa, desde sua fundação, o Caero tem desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar dos estudantes, assegurando refeições nutritivas e de qualidade. “O evento é uma oportunidade para capacitação e aprimoramento técnico dos profissionais envolvidos na alimentação escolar, consolidando o compromisso do Caero e da Seduc com a excelência e a inovação na gestão da alimentação escolar no estado”, frisou.
PALESTRAS
Entre os palestrantes estão a secretária-executiva da Seduc, Marta Costa; presidente do Caero, Vladmir Oliani e o presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de São Paulo, Marcelo Colonato. O evento também conta com a participação da servidora do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Luciana Rodrigues Silva e a chefe do Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7), Sabrina Alves, que discutirão a legislação vigente e a fiscalização da alimentação escolar.