Sábado, 07 de dezembro de 2024 - Email: [email protected]




Encoberta por fumaça, Porto Velho segue com a pior qualidade do ar do país

Qualidade do ar em Porto Velho é considerada perigosa nesta quarta-feira (14). Em menos de duas semanas, o índice de qualidade do ar duplicou e subiu para índices ainda mais preocupantes.



- Advertisement -

Fumaça encobre céu de Porto Velho.

Porto Velho amanheceu novamente com a pior qualidade do ar do país nesta quarta-feira (14), de acordo com a empresa suíça que mede os níveis de poluição do mundo, a IQAir. Uma “nuvem” densa cobre a cidade desde às primeiras horas da manhã (veja imagens acima).

Medidores da IQAir registraram que o Índice de Qualidade do Ar (IQA) marcava 557, considerado “perigoso”, o último grau de classificação da plataforma. A classificação varia entre “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”.

Fumaça encobre céu de Porto Velho — Foto: Tiago Frota/Rede Amazônica

Quando maior o IAQ, mais poluído e danoso é o ar. No início do mês Porto Velho também esteve na liderança com os piores índices. No entanto, à época a capital alcançou o IQA de 272. Ou seja, em menos de duas semanas, o número duplicou e subiu para índices ainda mais preocupantes.

Imagens de satélite mostram Rondônia no centro dos focos de queimadas. Em meio a um período de seca extrema, Rondônia bateu recordes de focos de queimadas: o mês de julho foi o pior em quase duas décadas.

Mapa de queimadas, fumaça e qualidade do ar — Foto: IQAir/Reprodução

😷O cenário de seca e queimadas excessivas contribuem para colocar Porto Velho entre os piores índices de qualidade do ar do país. Especialistas relacionam as novas frentes de desmatamento, avanço das pastagens no sul do Amazonas e as queimadas na região como os principais responsáveis pela péssima qualidade do ar.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼