O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) era esperado neste final de semana em São Paulo, ao lado de Guilherme Boulos (PSOL), mas não participará dos compromissos de campanha no último final de semana antes do primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 6 de outubro.
Lula viajará para o México, onde vai participar da posse da presidente eleita Claudia Sheinbaum. Ele era esperado em agendas na capital paulista, em São Bernardo do Campo e em Diadema. Ainda não está confirmado se o presidente irá a São Paulo no dia 5, véspera do pleito.
De acordo com interlocutores do Palácio do Planalto, a principal justificativa é a agenda apertada, entre a ida a Nova York, onde Lula está e participa da Assembleia Geral da ONU, e a próxima viagem ao México.
Até agora, o presidente participou de comício com Boulos apenas no dia 24 de agosto. Inicialmente, a proposta de Lula era participar, de forma mais incisiva, das campanhas do primeiro turno nas capitais. Diante do cenário eleitoral, o presidente decidiu evitar mal-estar com partidos aliados e freou as participações.