Sexta-feira, 18 de outubro de 2024 - Email: [email protected]




Em entrevista à TV Allamanda, Divino Cardoso fala sobre os 45 anos Cacoal, sua trajetória e perspectivas para o futuro da cidade



- Advertisement -

Nesta semana em que Cacoal completa 45 anos de emancipação política, a TV Allamanda está promovendo uma série de entrevistas com importantes personalidades de nosso município e nesta quarta-feira foi a vez do pioneiro, empresário e ex-prefeito Divino Cardoso Campos ser o entrevistado do apresentador Diego Maia, do Programa Comando Policial.

Prefeito por dois mandatos, Divino Cardoso iniciou sua trajetória em Cacoal como “mascate”, logo depois iniciou o Bazar Plano da Economia, que neste ano completa 50 anos. O empresário ainda é proprietário de outros empreendimentos e gera mais de uma centena de empregos diretos e ao longo dessas cinco décadas, tem contribuído muito com o desenvolvimento de Cacoal.

Ele foi eleito como prefeito pela primeira vez em 1988 e assumiu o mandato em 1º de janeiro de 1989, quando sucedeu ao prefeito Josino Brito, o primeiro a ter sido eleito diretamente pela população e permaneceu no cargo até 31 de dezembro de 1992. Depois de ser sucedido pelo prefeito Orlandino Ragnini, ele voltou à ativa, quatro anos depois, tendo sido eleito para um segundo mandato e administrou a cidade mais uma vez entre janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2.000, quando deixou o cargo e teve como sucessores Sueli Aragão (2001 a 2008), Padre Franco (2009 a 2016), Glaucione Rodrigues (2017 a 2020) e finalmente o atual prefeito Adailton Fúria.

No início da entrevista, o empresário e ex-prefeito falou de sua satisfação em ter o privilégio de ter dado sua contribuição para o município. Ao ser questionado pelo apresentador sobre qual de suas realizações ele considerava mais importante, afirmou que foram várias as obras realizadas e que são o motivo de Cacoal hoje estar colhendo os frutos do progresso.

Ao ver imagens que foram mostradas em vídeo, ele disse que sabia que Cacoal iria se desenvolver e relembrou de obras estruturais construídas sob seu governo, como foi o caso do saneamento básico. “Tive o privilégio de ter sido iluminado para implantar o saneamento básico”, afirmando que a cidade foi a primeira realmente investir nesse tipo de serviço tão importante.

Depois, o empresário fez um breve relato de sua jornada em Cacoal, antes mesmo de ter dado sua contribuição no âmbito político. Ele contou que sua estada no município ocorreu, pela primeira vez, em 1971, mas apenas de passagem e por acaso, em razão de o caminhão em que vinha ter quebrado por aqui. Nessa época, segundo contou, ele não imaginava em estar diante um local que se consagraria como uma cidade tão próspera.

“Quando parei nesse local, conversei com uma pessoa do lugar e quis saber a razão de o local ser conhecido como Cacoal e ele disse que era porque havia café nativo na região”. Depois dessa conversa, Divino Cardoso seguiu sua caminhada e trabalhou como mascate em Ji-Paraná. No ano seguinte, ele soube que a área vinha sendo ocupada e muita gente fincava por aqui seus barracos e casas. Ao perceber toda essa efervescência, ele decidiu vir para cá em definitivo no ano de 1972.

A exemplo do que fazia em Ji-Paraná, o hoje bem-sucedido empresário veio comerciar com os moradores locais, na condição de mascate (nome dado à época aos que trabalhavam como ambulantes). As vendas foram boas e logo ele conseguiu iniciar o Bazar Plano da Economia, hoje um estabelecimento comercial que completa 50 anos de atividade e se transformou em um ícone de Cacoal.

Ao ser indagado sobre o que ainda falta à cidade, apesar dela ser um polo de saúde e educação, Divino Cardoso observou que embora devamos reconhecer que ainda falta muito, o importante é focarmos nos avanços conquistados.

“Só percebemos o quanto Cacoal é uma boa cidade quando vamos a outras cidades e com o devido respeito, percebemos que aqui há muita coisa que não se encontra por lá. Somos referência em gastronomia, em educação, e em saúde. Também somos um polo econômico muito forte. Se ainda queremos muito mais, apesar de termos muito, é porque nos acostumamos a ser um povo exigente”, considerou.

Política atual e futura

Diego Maia observou que o nome de seu Divino é sempre ventilado, como um possível candidato a prefeito, sempre que se inicia um novo processo eleitoral e quis saber dele se pretende retornar à política. Ele respondeu que não pode afirmar se será ou não, pois tudo depende do momento. Como bom mineiro, lembrou que das vezes em que foi candidato, amadureceu primeiro a ideia e quando saiu à disputa foi porque teve a certeza de que havia tomado a decisão certa.

“Eu não vou dizer que não vou mais concorrer, mas não estou me preparando para isso. Estou preparado, sim, pois os dois mandatos foram importantes para ampliar o nosso conhecimento. Hoje, contudo, estou focado em me dedicar aos negócios e à família, não havendo em minha mente nada além disso.

Ele explicou que é muito grato pelo apoio e o carinho com que é sempre lembrado, em todas as eleições, tanto para prefeito, quanto para outros cargos. Disse, porém, ter a certeza de que já deixou o seu legado e a prova disso é que seu trabalho é reconhecido até por pessoas de outras cidades, que conhecem Cacoal e são testemunhas do quão importante foi o seu trabalho para o desenvolvimento tanto do município quanto de todo o Estado.

Turbulências políticas atuais

Ao ser questionado sobre o momento atual, em que vivemos, ele não quis se aprofundar sobreo tema, preferindo dizer que, como cristão, aprendeu que é preciso orar por nossas autoridades e pedir a Deus que ilumine os governantes para que atuem em favor da coletividade”.

A respeito de Cacoal, quando solicitada sua opinião sobre o prefeito Adailton Fúria, o quarto prefeito a sucedê-lo após seu último mandato, ele afirmou que “avaliar a administração do nosso prefeito não é difícil. Eu quero aqui parabenizá-lo pelo trabalho que está realizando e por sua equipe muito bem afiada. Todos nós estamos de parabéns, pois quando a administração vai bem, todo mundo sai ganhando. Cacoal, que já é uma boa cidade, com essa esta administração (do atual prefeito) que está sendo bem-feita, vai melhorar ainda muito mais.”, frisou.

Mensagem a Cacoal por seus 45 anos de aniversário de emancipação

Após o apresentador franquear-lhe a palavra para falar sobre essa semana festiva em que Cacoal completa 45 anos, com uma grande festividade neste fim de semana no Complexo Beira Rio, o empresário Divino Cardoso parabenizou a toda a população.
“Podemos falar sem medo de errar. Cacoal é uma linda cidade. É a melhor da região norte. Isso nos enche de orgulho por termos dado a nossa contribuição, somando-nos aos demais pioneiros – e a todos que chegaram depois – que também fizeram a sua parte”, finalizou.
O apresentador encerrou a entrevista falando de sua alegria em entrevistar alguém que fez tanto por Cacoal. “Não tem como a gente falar de Cacoal e não falar do Plano da Economia, não falar do Esquinão da Avenida; não valar de Divino Cardoso, encerrou.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼