Mais de 120 milhões de brasileiros compareceram ao primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 para escolher os próximos ocupantes dos cargos de prefeito e vereador. Em mais de 50 cidades (veja mapa abaixo), porém, a decisão de quem comandará a prefeitura pelos próximos quatro anos passou para o segundo turno e, por isso, os eleitores precisarão regressar às cabines de votação no próximo dia 27 de outubro.
A disputa passou para o segundo turno um 51 cidades brasileiras. A lista inclui 15 capitais, sendo elas Aracaju (SE), Curitiba (PR), Natal (RN), Belém (PA), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e São Paulo (SP).
Veja mapa interativo com os locais em que a disputa está no segundo turno:
Onde ocorre
Vale destacar que a legislação eleitoral prevê essa possibilidade somente para aqueles municípios com mais de 200 mil eleitores. Dessa forma, atendida a regra de número de eleitores, passa por uma nova rodada o município em que nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos no primeiro turno (50% do total dos votos válidos mais um voto).
O segundo turno, entretanto, é realizado somente entre os dois mais bem votados na primeira votação. Em São Paulo (SP), por exemplo, Ricardo Nunes (MDB-SP) garantiu 1,8 milhão de votos (29,48%) e Guilherme Boulos 1,7 milhão (29,07%), ambos conquistando espaço no segundo turno.
A legislação eleitoral estipula ainda que o primeiro turno deve ocorrer no primeiro domingo de outubro, enquanto o segundo turno, caso necessário, deve ser realizado no último domingo do mês. Isso vale tanto para eleições de prefeito, quanto de governadores e presidente.