Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




É permitido dirigir usando fone de ouvido? Veja a resposta!

O uso do fone de ouvido pode ser ótimo em algumas situações, mas quando são usados por motoristas, ciclistas, skatistas ou pedestres representam perigo



- Advertisement -
Pessoas que ouvem música com fones de ouvido demoram, em média, mais de 4 segundos para identificar perigos potenciais no trânsito.

Muitas pessoas acreditam que conseguem relaxar mais usando fone de ouvido, ou ouvir melhor uma música ou podcast. No entanto, algumas delas fazem isso dirigindo. Afinal, pode usar fone de ouvido ao dirigir?

Conforme o especialista Celso Mariano, diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, não é possível usar o fone de ouvido ao dirigir. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que é infração média dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular. A multa é de R$ 130,16, com acréscimo de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o especialista, o uso do fone de ouvido pode ser ótimo em algumas situações, mas quando são usados por motoristas, ciclistas, skatistas ou pedestres representa perigo.

“O ato de dirigir, ou apenas o fato de estar no trânsito, exige muita atenção e concentração, além disso, precisamos ouvir o que acontece em nosso entorno. Estar com o fone de ouvido pode criar situações de risco para todos”, garante.

Ainda segundo Mariano, para estar no trânsito é preciso observar tudo constantemente. Olhando de um lado para o outro da pista, incluindo calçadas, bem como, a situação atrás e dos lados do veículo, detectando possíveis perigos. “Estar atento significa ficar permanentemente alerta, em busca de todas as informações exigidas para uma direção segura”, finaliza.

Estudo

Um estudo realizado pela Ford na Europa mostrou que pessoas que ouvem música com fones de ouvido demoram, em média, mais de 4 segundos para identificar perigos potenciais no trânsito.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼