Considerado marco histórico para Rondônia, hospital é equipado com melhores aparelhos de reabilitação do mundo, fabricados na Suíça e no Chile, além de ser inédito em outros estados do Brasil.
Neste dia 3 de abril de 2023, é possível dizer que Porto Velho foi presenteada com uma grande conquista no setor da saúde pública. Por iniciativa da deputada Silvia Cristina (PL) responsável pela destinação de emendas parlamentares no valor de R$ 32,5 milhões e em parceria com o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, a capital rondoniense hoje foi sede da inauguração do Hospital de Reabilitação Dream da Amazônia, o mais avançado da América Latina.
A grande festa contou com a participação de deputados estaduais, federais, senadores, prefeitos e vereadores de quase todos os 52 municípios de Rondônia, autoridades dos principais poderes do Estado, entidades representativas, líderes religiosos, além de representantes políticos da Bolívia, médicos, equipe técnica e servidores que atuarão no hospital e populares que vieram de várias cidades do interior e da cidade, prestigiar a deputada Silvia Cristina e seu grande feito em prol da rede pública de saúde.
Anfitriã do dia, ao lado de Henrique Prata, a deputada Silvia Cristina fez questão de ressaltar que a partir desta data, com a entrega de uma obra inédita a nível nacional, Porto Velho se torna uma cidade vanguardista e pioneira no que diz respeito a tecnologia de ponta, com um hospital equipado com os melhores aparelhos existentes no mundo, fabricados na Suíça, no Chile e que estarão disponibilizados em um espaço de 10 mil m², construídos em dois anos.
“Antes de iniciar minha fala, quero agradecer à Deus por mais essa conquista, a minha mãe, que mesmo de longe, sei que está nos assistindo e sempre acreditou no meu sonho, assim como o Henrique Prata, como toda a minha família, meu muito obrigada a todos, obrigada Cláudia, minha equipe, meus parceiros, imprensa em geral, aos engenheiros responsáveis, e a cada um de vocês que vieram nos prestigiar e fazer parte dessa história linda que se inicia hoje. De fato, estamos em um momento único e histórico para Rondônia. Estamos trazendo dignidade para as pessoas com deficiência, acredito que muitos que irão entrar aqui em suas cadeiras de rodas, poderão sair andando, assim como acredito em resultados incríveis e positivos para aqueles que não escutam, não enxergam ou que tenham múltiplas deficiências. Aqui, cada um desses pacientes não terão um tratamento, mas sim, o melhor tratamento que há no mundo”, declarou Silvia Cristina.
A parlamentar, em breve relato, contou sua trajetória política até chegar ao Hospital de Reabilitação Dream da Amazônia. Citou seu outro grande feito para a saúde de Rondônia, no caso, a construção do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, inaugurado há um ano e três meses em Ji-Paraná, e o primeiro com esse objetivo na região norte, completo, em pleno funcionamento e executado e equipado em tempo recorde, apenas 14 meses, sob gestão do Hospital de Amor.
“E é com tanto orgulho que falamos sobre tantas vitórias, que envolveram tantas pessoas especiais e saber que fizemos muito em apenas um mandato, e estamos no início de um novo que já estreia com mais esse sonho se tornando realidade. Porém é importante dizer que teremos muita demanda e gradativamente todos serão atendidos, no entanto, aproveito a presença de tanta gente amiga, meus colegas políticos, tanto da bancada estadual como da federal, nossos representantes do Governo, do Judiciário, da Defensoria Pública, da OAB, empresários e demais parceiros, será de extrema importância o reforço, o apoio, a contribuição de todos para que este hospital continue a ser referência, orgulho e fonte de dignidade para quem vem em busca de esperança. Precisamos de parcerias e contamos com vocês. Nossas mães não precisarão mais sofrer e ver seus filhos sofrendo tendo que levá-los até o Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, porque hoje nós temos o hospital referência em reabilitação de Porto Velho, é nosso, é de vocês, é de Rondônia, e é para sempre. Muito obrigada, mais uma vez”, frisou a deputada.
Grande parceiro da parlamentar para a concretização do Hospital de Reabilitação Dream da Amazônia, o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, agradeceu a cada um dos presentes no evento e bastante empolgado ressaltou, mais uma vez, a conquista inédita que é para Porto Velho e todo o estado, contar com um hospital de ponta que oferecerá o que há de melhor e mais moderno no mundo da medicina de reabilitação.
“Nos orgulha muito estar fazendo parte desse grande marco histórico, e mais orgulho ainda é ver quantas pessoas aqui presentes que levantam essa bandeira da luta contra o câncer, em especial, uma autoridade em se tratando de câncer que é o nosso presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer, deputado federal, Weliton Prado (PROS-MG), uma honra tê-lo aqui, e em seu nome, estendo meus cumprimentos a todos os demais com todo respeito e gratidão. Gostaria que todos entendessem que o complemento de tudo o que vocês estão vendo aqui, é a capacidade dessa obra atrair pessoas que têm o DNA de amor, pessoas que nasceram para servir por amor. Aqui ao lado, no Hospital de Amor, temos cerca de mil pacientes, e podem perguntar qual a diferença em ser tratado aqui. Eles são tratados com muito amor. E o que chega com esse sonho da deputada Silvia, é a certeza que tenho de saber que o povo de Rondônia é o povo mais solidário desse país, que confia na minha palavra. Outro diferencial que não posso deixar de citar, toda equipe paramédica, corpo clínico, não existe em nenhum lugar da capital de São Paulo. Muitas situações clínicas que não eram resolvidas em nenhum outro hospital do Brasil, no caso, a retirada de um tumor de uma mulher, aqui foi possível, porque aqui o amor desses médicos cirurgiões, é movido por Deus. Que venham muitos mais avanços, muito obrigado e contamos com o apoio de todos, conforme nossa deputada já frisou”, concluiu Prata.
Representando o Governo do Estado, o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Ribeiro, após os cumprimentos formais a todos os componentes do dispositivo, iniciou seus comentários parabenizando a deputada Silvia Cristina e Henrique Prata e enaltecendo o hospital como uma ferramenta de reabilitação física, audiovisual e intelectual no estado de Rondônia.
“Isso é muito mais que motivo de orgulho. Ver um instrumento dessa magnitude, que devolve esperança e dignidade para pessoas com deficiência, ver o quanto de amor, tanto da parte da deputada Silvia Cristina como do presidente Henrique Prata tem depositado aqui, nesse espaço que vim conhecer pouco antes e que me deixou maravilhado com tamanha grandeza e modernidade. Da mesma forma, não posso deixar de falar do amor que também vi na dedicação do Dr. Daniel Grossi Marconi, diretor da reabilitação do Hospital de Amor e toda sua equipe. Enfim, para resumir, quero aqui apenas dizer que o Estado reconhece a importância dessa conquista e que contará com todos os prefeitos, vereadores e secretários municipais de Saúde, para fomentar a utilização desse instrumento inédito, vanguardista, moderno e movido por pessoas que trabalham com amor e por amor. Podem contar conosco, com o Governo para que ainda mais avanços sejam possíveis”, declarou Jefferson Ribeiro.
Cada um dos presentes teve a oportunidade de homenagear a deputada e agradecer ao presidente Henrique Prata pela grande inauguração que movimentou o início dessa segunda-feira e virou notícia em todo o estado.
Estiveram presentes na inauguração, os senadores Jaime Bagatolli, Dr. Samuel, presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Cruz, deputado Laerte Gomes, deputada Cláudia de Jesus, deputado Cassio Gois, deputado Delegado Lucas Torres, deputada Dra. Taíssa, deputado Ismael Crispin, deputado Pedro Fernandes, desembargador, Isaias Fonseca (TJ-RO), defensor-público geral, Hans Lucas Immich, Adailton Fúria, prefeito de Cacoal, vereador Márcio Pacele, presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, senadora da Bolívia, Cláudia Helena Eguez, deputado estadual da Bolívia Leonardo Fabian Ayala, Fabrício Jurado, representando o prefeito Hildon Chaves e Dr. Fernando Henrique de Albuquerque Maia, coordenador-geral de Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, Dr. Daniel Grossi Marconi, diretor de reabilitação do Hospital de Amor, Dra. Vanussa, coordenadora do Leilão Rolim de Moura, padre capelão do Hospital de Amor, João Batista, Hilda Salvati, presidente da Federação das APAES, coronel Elias dos Santos Cavalcante, assessor de gestão parlamentar da 17ª Brigada, Paulo Benevenute Tupã, grão mestre da Glomaron, o grão mestre eleito do Grande Oriente do Brasil Rondônia (GOER), Claudenilson Alves e a superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Luciana da Silva Alves.