O elevado número de acidentes de trânsito em Cacoal (RO), especialmente no mês de junho, assustou a população, especialmente pelo número de pessoas feridas, mutiladas e as quatro mortes registradas.
Desatenção, desrespeito as leis de trânsito, 50% dos condutores inabilitados, além de uma frota gigantesca que soma 77,5 mil veículos, sendo que quase 50% estão inadimplentes, são preponderantes para ocorrências de acidentes no trânsito cacoalense.
A Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO) e a Polícia Militar, têm feito um trabalho esmero na busca pela retirada de condutores inaptos, veículos irregulares e especialmente daqueles que não comungam com o respeito as leis do Código de Trânsito Brasileiro.
Em junho deste ano – 2023 – o jornalismo da TV Allamanda Cacoal, canal 13.1 digital, registrou 15 acidentes de trânsito em seus plantões, com quatro mortes, vários feridos e duas pessoas mutiladas. Cada uma perdeu uma das pernas e ambas são servidores públicos que estavam em momentos de folga.
Conforme apurou o Segundo News, ocorreram mais de 40 acidentes graves na totalidade, somente em junho. Houve dia em que as autoridades registraram cinco acidentes num só dia, alguns simultâneos.
Felizmente houve diminuição e ao que tudo indica, apesar dos últimos registros de acidentes, inclusive neste fim de semana, há uma conscientização por parte dos condutores em trafegar obedecendo as normas e leis de trânsito vigentes. É o mínimo.