Com o objetivo de garantir a segurança dos usuários do trânsito e retirar de circulação motoristas imprudentes, inabilitados e veículos irregulares, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) tem intensificado as operações de fiscalização, em Rondônia. A iniciativa tem sido fundamental para reduzir o número de sinistros no trânsito e salvar vidas. Em agosto, foram realizadas 234 ações da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) nos municípios do estado.
Segundo o diretor da Dtfat, Brenno Dionizio, o Detran-RO tem atuado de forma para conscientizar e essencialmente, realizar fiscalização, para que a população possa dirigir com responsabilidade. “A vida não tem preço, e cada ação que tomamos para garantir a segurança no trânsito, é um passo importante para construirmos um futuro mais seguro a todos,” ressaltou.
EXPERIÊNCIA
O servidor público, Maurício Pires Dourado compartilhou sua experiência com a Operação Lei Seca, após ser abordado em uma blitz de fiscalização, em 31 de agosto, em Porto Velho. O servidor relembrou sua primeira experiência com a operação, quando foi pego dirigindo alcoolizado há alguns anos.
“Há cinco, seis anos eu bebi e fui pego na Lei Seca. Foi uma das piores experiências da minha vida, porque fiquei numa condição de reprovação perante minha família e amigos, e até diante da própria administração pública. Mas foi a partir dessa experiência que decidi mudar, e hoje incentivo meus amigos a utilizarem um transporte alternativo para a própria segurança”, enfatizou o servidor público, que ainda expressou gratidão pela Operação Lei Seca, pois acredita que, com este alerta, o impediu de causar um grave sinistro.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, enfatiza o desempenho da Autarquia com a segurança viária e destaca os investimentos realizados. “Estamos investindo em tecnologia, treinamento dos agentes e em campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos da imprudência no trânsito. Nossa meta é reduzir significativamente, o número de acidentes e garantir um trânsito mais seguro para todos os rondonienses.”
AÇÕES
As operações: “Duas Rodas, Uma Vida”; “Quatro Rodas, Uma Vida”; “Lei Seca”; “Corta Giro” e “Fiscalização Convencional”, foram intensificadas nas ruas com foco em infrações, como direção sob efeito de álcool e outras condutas que colocam em risco a vida de todos.
São realizadas, também, ações de apoio operacional e logístico em grandes eventos nos municípios, com a finalidade de organizar e dar segurança de acesso aos locais de festas, e ainda, operações em parcerias com a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), aumentando a efetividade da fiscalização.
RESULTADOS
Em agosto, foram realizadas 234 operações de fiscalização em 41 localidades, entre municípios e distritos rondonienses que receberam ações, resultando em 3.753 abordagens, com flagrante de 278 inabilitados, e 317 motoristas embriagados.