Em entrevista à TV Allamanda, nesta terça-feira, 27 de dezembro, o deputado Cirone relatou algumas de suas ações ao longo do ano na Assembleia Legislativa e comentou sobre o aumento no Orçamento do Estado, que saltou de 9 para 13 bilhões para o ano de 2023. Ele explicou que com esse montante, o Governo terá como atender às secretarias, cobrir despesas com fornecedores e folha de pagamento, e ainda terá recursos para investimentos em obra de infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e outras necessidades diárias da administração pública.
Em relação à nossa região, uma das soluções mais aguardadas pela população é o asfaltamento da Estrada da Figueira, ligando Cacoal a Espigão do Oeste. Além disso, está previsto a pavimentação asfáltica de um trecho da Linha E.
Cirone falou ainda da possibilidade de estadualizar um trecho entre os municípios de Ministro Andreazza (RO) e Rondolândia (MT), pois a localidade necessita de grandes investimentos como ponte de concreto e outras obras de infraestrutura que seria difícil de ser custeada com recursos municipais.
Obras paradas em Cacoal
O deputado voltou a falar sobre obras que deveriam estar em andamento em Cacoal, mas que estão paralisadas no momento. A culpa, segundo ele, é da conjuntura atual, o que fez com que várias empresas desistissem da realização de obras para as quais havia ganhado a licitação. É o caso, por exemplo, do asfaltamento da Avenida Uirapuru. Ele contou que liberou emendas de 2,5 milhões para obras de asfaltamento e galeria, mas a empresa vencedora do certame pediu realinhamento de preços, mas ainda assim, acabou desistindo apesar da providência. Neste ano, porém, haverá nova tentativa e ele acredita que finalmente a obra será realizada.
ASFALTAMENTO DA LINHA 07
O deputado respondeu à indagação de um morador da Linha E, afirmando que o recurso para o asfaltamento de 1,2 KM de pavimentação asfáltica na localidade foi liberado e a obra irá ligar um trecho nessa linha até a primeira ponte. “O dinheiro está na conta; não é propaganda”, garantiu.
SEGURANÇA PÚBLICA
Sobre a defasagem na Segurança Pública, o deputado Cirone disse que será necessário a realização de concurso na Polícia Militar. Serão abertas, segundo ele, pelo menos mil vagas para os próximos três anos. O parlamentar afirma que hoje a Polícia Militar tem apenas 40% do efetivo mínimo que necessitaria para atender razoavelmente bem à população. Apesar disso, elogiou a atuação da Polícia Militar, especialmente da 1ª Companhia e do 4 BPM de Cacoal por um trabalho bastante exitoso, apesar das dificuldades por conta no número reduzido de efetivo.
Cirone falou ainda sobre a reforma da Polícia Comunitária do Teixeirão, que estava desativada, e que foi reativada neste fim de ano, com apoio inclusive de empresários do município, que ajudaram a reforma do local. Ele também falou sobre a necessidade de uma presença da PM no distrito de Riozinho e Divinópolis. No caso de Riozinho, havia um agrupamento com dois policiais por lá, mas por conta da defasagem, no momento existe apenas um ponto de apoio no local. “Estamos trabalhando para que haja uma viatura circulando nos distritos para dar maior segurança à população”, afirmou.