Na manhã de terça-feira (08), sob um céu ensolarado e repleto de expectativas, um momento histórico marcou os corações e mentes dos cidadãos de Rondônia. Trata-se da tão aguardada assinatura do projeto de duplicação da BR-364, que ocorreu em uma cerimônia grandiosa e repleta de significado em Itapuã D’Oeste.
O evento foi contou com pela presença dos ministros Renan Filho, que lidera a pasta de Transportes, e Márcio França, responsável pelos Portos e Aeroportos. A junção dessas figuras de proeminência nacional destacou a grandiosidade do projeto, não apenas para Rondônia, mas também para o país como um todo.
A assinatura do projeto também contou com a presença do Governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), secretários estaduais, parlamentares, do prefeito de Itapuã D’Oeste, Moisés Cavalheiro, do Superintendente Regional do DNIT em Rondônia, André Lima, e demais atores envolvidos.
Destacando a relevância da iniciativa, o deputado estadual Cássio Gois (PSD), presidente da Comissão de Transportes e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Rondônia, ressaltou que a duplicação da BR-364 entre Pimenta Bueno e Candeias representará muito mais do que uma simples expansão viária.
“A melhoria da mobilidade, segurança e conectividade impulsionará não apenas o crescimento econômico, mas também elevará a qualidade de vida da população. A duplicação da BR sempre foi uma demanda que nos era solicitada pela população, e agora, será uma realidade. Iremos acompanhar de perto a evolução dos trabalhos”, afirmou Gois.
O deputado continuou: “a duplicação da BR-364, além de aliviar o tráfego congestionado e aumentar a segurança rodoviária, abrirá portas para novas oportunidades de investimento e desenvolvimento, impactando positivamente a vida das comunidades ao longo do trajeto.”
Segundo o ministro Renan Filho (Transportes), o evento marca “uma virada de página, onde estradas são mais do que simples vias. Com a caneta no papel, a visão de um estado mais conectado e próspero ganha vida, inspirando cidadãos a sonhar mais alto e acreditar que a transformação é possível”, disse.
Ao todo, serão feitos investimentos na ordem dos 47 milhões de reais no trecho que compreende Itapuã D’Oeste, cuja conclusão está prevista para janeiro do próximo ano.
Por sua vez, a ordem para duplicação da BR-364, o Governo Federal afirma que está orçada em R$ 8 bilhões para o trecho de 500 quilômetros entre Candeias do Jamari (KM 690) e Pimenta Bueno (KM 190).