Recentemente, o estado de Rondônia registrou um total de 684 denúncias no pardal eleitora, ferramenta que permite que qualquer um possa denunciar abusos no período eleitoral.
No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo.
Dentre essas, as cidades com maior número de ocorrências foram:
Cacoal: 214 denúncias
Ji-Paraná: 120 denúncias
Porto Velho: 104 denúncias
Denúncias por Cargo:
Do total de denúncias, 406 foram direcionadas contra vereadores e 153 contra prefeitos, destacando a preocupação da população com a atuação desses representantes.
Tipos de Denúncia
As denúncias foram classificadas em diferentes categorias, sendo as principais:
21% contra danos a bens públicos
17% por banner, cartaz e faixa irregular
13% por propaganda irregular em bens particulares
Esses dados refletem a vigilância da população rondoniense em relação à gestão pública e a importância de manter a transparência e a legalidade nas ações dos candidatos políticos.
É importante ressaltar que o Pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. Dentro do app, há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.