No próximo domingo, dia 30 de outubro, mais de 155 milhões de brasileiros vão às urnas para escolherem além do presidente do Brasil, os governantes de 12 estados, que não conseguiram eleger seus representantes já no 1° turno.
E dentre os estados que ainda precisam definir seus governates, Rondônia é onde a disputa certamente será mais acirrada, uma vez os candidatos Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e o senador Marcos Rogério (PL) tiveram uma grande diferença de votos sobre seus concorrentes e de um para o outro, a diferença de votos foi menor que 2%.
Já segundo a Pesquisa Ipec (RO-08968/2022), de intenção de votos encomendada pela Rede Amazônica e divulgada no dia 19 de outubro, Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e o senador Marcos Rogério (PL) apareceram com empate técnico, ambos com 45% das intenções de voto.
Confira abaixo os candidatos a governadores que vão para o segundo turno das eleições 2022:
E para completar o páreo, temos as únicas mulheres que lutam por uma vaga de governadora e disputam juntas a cadeira do Estado de Pernambuco.
Estados que já elegeram seus governadores no 1° turno
Em contra partida, 14 estados, mais o Distrito Federal, já possuem representantes eleitos no 1° turno.
Confira quais são eles e quais os nomes que irão governar pelos próximos 4 anos:
E fechando a lista, temos Fatima Bezera do PT, única mulher já eleita governadora no Brasil pelo Estado do Rio Grande do Norte.