Sábado, 23 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e enchentes nas próximas horas



- Advertisement -

A Defesa Civil de Cacoal emitiu um Alerta Laranja, o que significa que os moradores da Zona Urbana e da Área Rural devem estar preparados para a possibilidade de alagamentos pontuais ou enchentes em alguns bairros ou alguns trechos nas linhas vicinais.

A Defesa Civil está monitorando a situação, com várias medições diárias e foi constatado que o Rio Machado tem subido para além de sua margem, com potencial risco de transbordar para fora de seu leito.

O coordenador da Defesa Civil, Lucas Borghi, informou que embora a chuva não tenham sido muito forte, ela tem se mantido constante, acumulando aproximadamente 50 mm nas últimas 48 horas. A situação também é uma tanta crítica em relação ao Pirarara que subiu de 1,38 para 1,82m nas últimas 24 horas.

Segundo ele, alguns trechos na zona urbana, principalmente nas áreas mais baixas, há risco iminente de alagamentos. Na zona rural tambémforam verificados pontos de alagamentos principalmente no Setor Prosperidade.

Equipes da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) farão o levantamento sobre rompimento de pontes, bueiros e obstrução de manilhamento para prestar o atendimento de emergência, quando necessário.

Lucas Borghi emitiu um alerta à população sobre os riscos, principalmente em travessias sobre pontes ou estradas com transbordamento. É comum carros e motos serem arrastados por imprudência de alguns motoristas que não percebem quão forte e devastadora é a força de uma corrente de água. “No período dessas chuvas intensas, quem estiver em casa onde não houver alagamento, deve evitar sair e transitar em áreas alagadiças. Além dos problemas de veículos serem arrastados, ainda há perigos de descarga de raios”, afirma.

Por fim, Lucas Borghi afirma que a orientação da Defesa Civil é que os condutores de bicicletas, motos e carros não passem por cima de pontes alagadas por conta dos riscos de cair nos córregos e rios. “Muitas vezes a água sob a ponte esconde o seu verdadeiro estado e a pessoa nem percebe que ela está danificada. O trânsito nesses locais potencializa os riscos de acidentes, inclusive com morte das vítimas”, alerta.

 



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼