Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Defensoria Pública de Cacoal toma a frente para resolver problemas no Centro de Diálise do Hospital Regional

Reclamações estão acontecendo há muitos dias. Pacientes e servidores estão enfrentando muitos problemas na unidade de saúde.



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Hospital Regional de Cacoal está lotado e não tem mais leitos de UTI para  Covid-19 | Rondônia | G1Nesta quinta-feira, 21 de setembro, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia em Cacoal (DPE/RO), divulgou informação de que em 13 de setembro, esteve no Hospital Regional de Cacoal (RO), para garantir a efetivação do atendimento aos pacientes dialíticos e à promoção da saúde enquanto direito fundamental.

Segundo o que apurou a reportagem, foram feitas várias reclamações na DPE/RO, o que levou o coordenador do Núcleo da Defensoria Pública do Estado de Rondônia em Cacoal, defensor público Roberson Bertone, a participar de uma reunião com as equipes técnicas e de direção do Hospital Regional de Cacoal e do Centro de Diálise (TRS) do município.

Conforme o defensor público, o diálogo promovido na reunião foi direcionado a ajustes de procedimentos e de comunicação entre os Órgãos de Saúde para facilitação e efetivação dos atendimentos de pacientes em tratamento de diálise, que precisam rotineiramente trocar as fístulas arteriovenosas ou implantar cateteres de longa permanência (permcath).

“A reunião foi proveitosa, pois possibilitou colocar os órgãos envolvidos em diálogo com vistas a maior celeridade, efetividade e eficiência nos atendimentos e, assim, se bem aproveitada a oportunidade, otimizará a utilização dos recursos e do capital humano já disponível nas equipes, tudo com vistas a dar dignidade às pessoas que precisam se submeter a tais atendimentos e que não tem conseguido. Mas, se necessário, é preciso ficar claro que a Defensoria Pública atuará frente à judicialização das demandas individuais”, afirma Roberson Bertone.

A reportagem segue acompanhando de perto as informações que são na maioria das vezes apenas dos pacientes. Fica evidente e se faz necessário, que haja uma comunicação oficial por parte da direção do Hospital Regional, a fim de que apenas fatos cheguem até a população.



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