Uma pesquisa recente, mostra que o mercado mundial de alimentos e bebidas naturais deve atingir US$ 496 bilhões de dólares até 2027. O dado reforça informações da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), que indicou que o setor deve render R$ 7 bilhões de dólares, em 2023 apenas no Brasil.
A busca por alimentos naturais e menos processados, além de uma variedade de opções de pratos, deve aumentar nos próximos meses e os estabelecimentos que trabalham com este tipo de alimento, devem crescer exponencialmente neste ano.
A preocupação com a saúde e o bem-estar tem sido uma crescente nos últimos anos. Em 2021 o relatório da Euromonitor International mostrou que o interesse por alimentos saudáveis está aumentando pelo mundo todo e a tendência é de que essa busca se intensifique.
Os consumidores estão cada vez mais interessados em ingredientes naturais e menos industrializados, e valorizam alimentos livres de conservantes e aditivos químicos.
Essa mudança de hábitos alimentares traz uma nova perspectiva de alimentação, que busca unir o prazer de comer com a saúde e o cuidado com o corpo.
A tendência para 2023, certamente será a procura de um cardápio equilibrado, com diversificação de alimentos como frutas e legumes. Os consumidores devem ir em busca de refeições com mais nutrientes, resultando em refeições caseiras e evitando os alimentos industrializados, com foco na saúde e bem-estar.
O hábito de cozinhar em casa, adquirido por boa parte dos brasileiros durante a pandemia, segue crescendo. Uma pesquisa realizada pela Fispal Food Service em dezembro de 2021, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas Junior (FGV), mostrou que mais de 40% dos entrevistados têm o interesse de continuar preparando as suas próprias refeições.
As bebidas com baixo teor alcoólico ou sem álcool também estão se tornando cada vez mais populares e devem ser tendência para 2023. Coquetéis elaborados em versões não alcoólicas de bebidas tradicionais como gin, vinho e cerveja podem ser uma resposta a esse crescente movimento de consumidores.
Como resultado, bares, restaurantes e lojas especializadas devem oferecer cada vez mais opções de drinks sem álcool.
Em resumo, as tendências gastronômicas apontam para uma alimentação mais saudável, natural e equilibrada, sem abrir mão do sabor e da diversidade culinária.