Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Crescimento nas vendas internas sustentam os preços no mercado do boi gordo



- Advertisement -
ESTRATÉGIAS PARA O BOI GORDO NO MERCADO FUTURO

Com o impulso nas vendas de carne bovina nesta semana, maior demanda por cortes mais acessíveis, além da escassez de animais e aumento no ritmo das exportações os preços mostraram variações positivas ao longo dos dias.

O indicador do boi gordo Cepea, vinha acumulando alta de 1,3% na comparação semanal, porém fechou em recuo de 0,3% com R$226,55 no dia 11/07. Enquanto isso, a carcaça casada do boi acumulou um aumento de 0,9%, atingindo o valor de R$16,29.

No mercado de animais para abate, os frigoríficos estão ampliando suas escalas com bois confinados, que geralmente são comercializados a preços mais altos. Conforme essa proporção aumenta em relação aos animais de pasto, a indústria procura manter estáveis os preços das outras negociações, para evitar inflacionar a média do preço do boi.

A expectativa é de que os preços mantenham a trajetória estável durante o mês.

Mercado futuro: qual melhor momento para se proteger?

Quando o assunto é mercado futuro, muitos pecuaristas se perguntam em qual momento se proteger. A resposta para esta pergunta é: quando tiver os custos e rentabilidade desejada em mãos.

Isso porque, se não há parâmetros medidos, não há como gerenciar riscos e garantir preços e margens ilusórias. Além disso, sem dados concretos, fica difícil melhorar as operações e ser mais eficiente. No mercado atual, essa falta de informação pode levar a perdas financeiras e dificultar a manutenção de bons lucros.

Bom, diante disso, abaixo é exemplificado momentos de proteções para o contrato de outubro de 2024. Em abril desde, mais especificamente em 16/04/2024, outubro alcançou o valor de 251,55/@. Ao observar o gráfico abaixo, é possível pensar que não foi um bom valor, uma vez que já tiveram preços mais altos em datas anteriores.

Porém, mesmo nesse preço de 251,55/@, o pecuarista que comprou animal chegando a 13@ no custo de 230,00/@, irá terminá-lo em 120 dias, com GMD de 1,55 (kg/dia), 55% de rendimento de carcaça, custo da arroba produzida de 180,00/@, garantiu uma rentabilidade de 860,00/cabeça ou 5,28% a.m.

Agora que o preço está 243,05, passou a oportunidade? Ainda não, pois seguindo os mesmos parâmetros acima, ainda é possível conseguir 680,00/@ por cabeça de rentabilidade ou 4,17% a.m

Ou seja, sem medir, não dá para saber se está indo bem ou mal, o que aumenta o risco de cometer erros. Medir é essencial para tomar decisões informadas e garantir a estabilidade do negócio, assim como utilizar ferramentas de gerenciamento de riscos diante de um mercado volátil.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼