Evento acontece no sábado (08) e celebra a integração dos membros do Conselho em prol do desenvolvimento do turismo comunitário da região
No próximo sábado, 08 de outubro, das 8h às 14h, o Conselho Empresarial de Turismo do Estado de Rondônia (Conetur) realizará ações de atendimento social na Agrovila Rio Verde e apoiará a comunidade na primeira edição da “Feira do Empório Cultural”, no intuito de fomentar o turismo de base comunitária, a economia criativa e solidária; além de contribuir com o atendimento de demandas locais nas áreas de saúde, assistência, cultura, lazer e educação. As atividades propostas levam em consideração as necessidades que foram mapeadas por escutas e reuniões coletivas com os habitantes locais, resultando de um plano de ação integrado para o avanço econômico, turístico e social da região que tem como objetivo comum o bem-estar dos moradores e a prosperidade do investimento no lazer sustentável.
As ações realizadas na Agrovila Rio Verde são frutos da integração das instituições públicas e privadas que visam a promoção dos roteiros turísticos do Estado no âmbito cultural, natural, gastronômico e o de contemplação; além do consequente desenvolvimento econômico da região. “O Conetur e seus parceiros estão comprometidos com o fomento de uma economia solidária na Agrovila Rio Verde, onde o investimento no turismo de base comunitária é o caminho para a colheita de bons resultados. Acreditamos que a transformação social é coletiva, logo, o envolvimento comunitário é o grande protagonista desse movimento. Para nós é uma felicidade poder unir nossas expertises às necessidades locais, contribuindo com o desenvolvimento da região e a oportunidade da geração de emprego e renda para os moradores”, comenta o Presidente do Conetur, Raniery Araújo Coelho.
A “Feira do Empório Cultural” apresentará os produtos da região para turistas e comunidades vizinhas, fortalecendo a identidade local e fomentando o empreendedorismo na região. Os visitantes poderão adquirir desde artesanatos em madeira – ponto forte da região – até queijos e outros alimentos comercializados pelos pequenos produtores e produtoras da comunidade. Além da feira, o Conetur e os parceiros envolvidos promovem também no sábado (08) ações sociais para os moradores, cujas necessidades foram mapeadas por escutas e reuniões coletivas com os habitantes locais.
Para o Sebrae, é mais um passo para promover o desenvolvimento local por meio da atividade turística: “Necessário dotarmos a comunidade de ferramentas de gestão e estratégias de atuação na produção associada ao turismo, que já acontece na região, mesmo de forma espontânea. Isso, na verdade servirá de grande ação motivacional pois a comunidade reforçará seu sentimento de pertencimento e ainda com alternativas de fontes de receita, criando um verdadeiro círculo virtuoso. Parabéns ao Conetur e, especialmente à toda comunidade envolvida”, disse Samuel Almeida, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, entidade que também compõe o Conetur.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).