Brasília (26/06/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (26), do 3º Workshop do Diálogo União Europeia-Brasil sobre a redução de metano por meio da produção sustentável de biogás e biometano na agropecuária.
A assessora técnica da CNA, Amanda Roza, foi uma das painelistas do evento e apresentou casos do setor agropecuário. O workshop teve como objetivo fomentar o debate em torno da redução das emissões de metano na agricultura e nos setores de resíduos urbanos.
Amanda destacou que a CNA acompanha de perto as políticas adotadas dentro e fora do país e falou especificamente sobre a formulação do novo Plano Clima, que deve ser apresentado em 2025. O plano será o principal orientador para o Brasil manter o ritmo de redução no desmatamento e a transição para a economia de baixo carbono rumo à neutralidade climática.
“A CNA tem acompanhado a elaboração do plano tanto na esfera de adaptação quanto de mitigação. É interessante pensar que produção de biogás e de biometano tem esse papel duplo. Na adaptação, é preciso garantir segurança energética e fazer com que o produtor rural tenha um pouco mais de previsão na energia que se tem dentro da propriedade”, afirmou.
Amanda explicou que, na esfera da mitigação, a partir da utilização de biometano e de biogás haverá redução de emissões. “É importante garantir que o produtor rural tenha incentivo a adotar essa produção. Garantir que essa produção de biometano seja viabilizada nas propriedades rurais, tanto em pequena quanto em média ou de larga escala, para conseguirmos promover uma transformação energética no agro”, enfatizou a assessora técnica.
Segundo Amanda, a CNA defende que os produtores rurais tenham novas oportunidades de geração de energia dentro da propriedade rural, desde que seja viabilizada uma transição energética usando biocombustíveis, biogás e biometano.
O workshop foi promovido pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren). O debate foi realizado no auditório do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em Brasília (DF).