Brasília (10/07/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (9), da oficina de criação do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste de Tocantins, projeto que irá beneficiar sete munícipios da região.
A oficina foi realizada na cidade de Lagoa da Confusão e a assessora técnica da CNA Jordana Girardello destacou a importância de unir atores municipais, estaduais e federais para a expansão da irrigação na região.
“Trabalhamos os pontos forte e oportunidades de melhoria em quatro eixos, voltados para a infraestrutura, normativos e meio ambiente, financiamento, comercialização e valor agregado”, disse.
Segundo Jordana, a irrigação desempenha um papel essencial na região da Lagoa da Confusão. “Em uma área com variações climáticas significativas, a irrigação permite o cultivo de diversas culturas, como soja, arroz, milho e açaí. O uso de técnicas avançadas de irrigação contribui para o desenvolvimento econômico da região”.
Em 2020 foi publicada a Portaria nº 2.154 que estabelece a criação dos polos como parte das ações da Política Nacional de Irrigação (PNI) e de incentivo ao desenvolvimento regional. Atualmente, o Brasil conta com polos irrigados nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.
Em Lagoa da Confusão participaram da oficina produtores rurais, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), representantes da Associação dos Produtores do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado de Tocantins, da Federação da Agricultura e Pecuária de Tocantins, e do Naturantins, órgão gestor de recursos hídricos e licenciamento.