Brasília (26/09/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou, na quinta (26), os resultados do levantamento dos custos de cana do projeto Campo Futuro, durante reunião da Comissão Estadual de Cana-de-açúcar da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).
O encontro, realizado em Maringá (PR), teve a participação da assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, que apresentou os dados e falou sobre a queda de produtividade no atual ciclo em comparação ao anterior.
“O aumento dos custos de mão-de-obra tem se tornado um desafio cada vez maior na atividade, levando muitos produtores a ampliarem a área de plantio mecanizado”, disse a assessora técnica da CNA.
Durante a reunião, também foram feitas atualizações sobre as principais pautas de interesse para o setor, como a tramitação do PL nº 3149/2020, que garante o repasse de parte dos Créditos de Descarbonização (CBios) a produtores independentes de biomassa.
Outro tema abordado foi a atuação da CNA contra as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (7596 e 7617) referentes ao Renovabio. O grupo também tratou das melhorias na Lei de Proteção de Cultivares (Lei nº 9.456/97) e dos prejuízos dos incêndios para o setor.
A CNA também participou da reunião do Conselho dos Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Álcool do Paraná (Consecana/PR).