No último dia 28 de dezembro, quarta-feira, a Câmara Municipal de Cacoal recebeu duas caminhonetes compradas ao valor de 254.700,00. Ainda sobrou R$ 900.000,00 reais que foram devolvidos aos cofres da Prefeitura Municipal.
A solenidade de entrega dos veículos por parte do fornecedor ocorreia nesta manhã e foi prestigiada pelos vereadores João Paulo Pichek, (Republicanos), Toninho de Jesus (Podemos), Dr. Paulo Henrique (PTB), servidores e imprensa.
A aquisição dos veículos ocorreu no mês de junho deste ano, através de leilão eletrônico. Uma empresa de Porto Velho e outra de Cacoal participaram do certame. A empresa local ofertou o menor preço e foi a vendedora do pregão eletrônico.
Durante a entrega das camionetes, Pichek fez questão de citar a economia gerada aos cofres do município, onde a Câmara está devolvendo mais de 900 mil reais ao Executivo Municipal.
“Mesmo com a reforma da Câmara, recomposição salarial, aumento de salário e abono de fim de ano, com a economia que fizemos estávamos fazendo esse repasse de volta para Prefeitura”, comentou o presidente.
João Paulo Pichek, ainda ressaltou a importância da valorização dos servidores com cursos e capacitação, além de treinamentos dentro e fora do estado.
“Não seria possível de forma alguma valorizar o Poder Legislativo se não cuidássemos primeiro de quem realmente faz as coisas acontecer, o corpo técnico dessa Câmara, um dos melhores de todo estado. São servidores efetivos e comissionados que executam seus trabalhos com responsabilidade da melhor forma possível”, ressaltou Pichek.
O presidente destacou ainda a implantação da gestão de frota de veículos, durante a vigência do mandato da atual gestão.
“Inovamos na gestão e implantamos o controle de frota, cartão de abastecimento e manutenção de veículos do poder legislativo e isso permitiu mais economia. Substituímos o site institucional da Câmara, que era pago, por um site inteiramente gratuito”, disse.
O Chefe da Casa Legislativa afirmou ainda que a Câmara cancelou o contrato com a empresa “Webline” e retornou ao portal gratuito interlegis, via senado federal. Essa medida resultou, segundo ele, em uma economia de de 34,74%, em pregão eletrônico para aquisição de equipamentos eletrônicos, para Câmara municipal de Cacoal.
Outra novidade foi a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), visando eliminar a utilização de papel por meio da substituição de documentos físicos do processo legislativo por arquivos eletrônicos, com assinatura digital no padrão ICP-Brasil.O próprio João Pichek fez o pedido de implantação do sistema visando a moderniação do Poder Legislativo Municipal.