A exemplo do que tem ocorrido desde segunda-feira, na manhã de hoje, 08/12, foi realizada mais uma Sessão Plenária na Câmara Municipal para votar a escolha da nova mesa diretora e teve de ser cancelada por falta de quórum. O motivo é que 6 vereadores não aceitam participar do processo eleitoral, enquanto não for julgado um pedido de impugnação da chama do vereador Valdomiro Corá.
Apesar de regimentalmente a presidência ter de acatar a decisão da mesa diretora para votar o pedido de impugnação, isso não tem sido feito. A razão parece ter sido o fato do presidente João Pichek ter sido alertado sobre como seria a votação. Segundo o regimento, ele só votaria em caso de empate, o que não acontece em razão de haver apenas 11 vereadores além dele). Nessa situação, a previsão é que os vereadores que contestam a chapa do vereador Corá venceriam por 6×5.
MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Várias entidades civis do município têm emitido nota em que pedem aos vereadores compromisso com a ética pública. Essas notas, obviamente, não informam qual dos dois candidatos essas entidades preferem, mas dão pistas ao exigir que eles evitem votar em quem tenha sofrido alguma condenação, mesmo que em fase na qual ainda caiba recurso.
Dentre as entidades que se manifestaram em relação às eleições estão a Abrasel, a ACIC e a UMAM, representando, respectivamente, o setor de bares e restaurantes, os empresários, e a população em geral, representada nesse caso pelas associações de moradores.