Sábado, 27 de abril de 2024 - Email: [email protected]




Central de Associações dos Pequenos Produtores Rurais Portal da Amazônia planejam crescimento em conjunto



- Advertisement -

Embora a agricultura familiar ainda tenha sua relevância para o abastecimento alimentício de todo o país, ela enfrenta muitas dificuldades para se manter no mercado, devido a decidia do gestor público, que menospreza o pequeno dando apoio apenas aos grandes.

O pequeno Produtor do estado de Rondônia, sofre para produzir e sofre para colocar no mercado sua produção devido a falta de estradas para o escoamento do mesmo, pois com os produtos estrangeiros no Brasil e o aumento da competitividade com os grandes produtores rurais e nacionais, além das exigências e requisitos do mercado alimentício, isso exige dos pequenos agricultores diferentes estratégias para manter e conseguir ampliar o escoamento da sua produção e a sustentabilidade das suas propriedades rurais.

Diante desses desafios e dificuldades, presidentes de associações dos pequenos produtores, que aglutinam mais de 15 mil trabalhadores, buscam em conjunto alternativas de produção, escoamento e comercialização de seus produtos, com preços mais acessíveis para todos os rondonienses.

Assim como Alternativa do Pequeno Produtor decidiram reestruturar a Cooperativa já criada a alguns anos atrás, que priorizam o benefício mutuo de seus membros por intermédio da associação de esforços para vender seus produtos, comprar insumos e capacitação

Os associados da cooperativa irão colaborar equitativamente e administrar democraticamente o capital da cooperativa. Os que são associados ganharam um benefício restrito pelo capital subscrito.

A CEAPRA, e a COOPCEAPRA, proporcionarão  educação e treinamento para os seus sócios, representantes que foram eleitos, administradores e empregados, para que atuem de forma efetiva para o desenvolvimento destas entidades.

Os desafios da comercialização

Os principais desafios que os pequenos agricultores enfrentam são conseguir comercializar seus produtos, comprar insumos e suprimentos que são necessários para a produção rural. Os seus grandes concorrentes são os grandes produtores rurais, que conseguem vender seus produtos a preços competitivos e lucram com os grandes volumes de vendas. Assim, a melhor alternativa para os pequenos agricultores é a cooperativa, para comercializar seus produtos a preços acessíveis.

O Presidente da CEAPRA, Adilson Alves Machado disse que: “nossa intenção é unir ao Pequeno Produtor familiar com interesses coletivos, de ajuda mutua, reciproca, com união, democracia e responsabilidade de todos os Associados e Cooperados”, acrescentou ele.

O Vice –Presidente da CEAPRA João Mussi Benetti, manifesta que “esta união, será um instrumento importante para a segurança e fixação do homem no campo, garantindo produção alimentar para todos, garantindo ainda a base para gerar empregos no campo. Assim, mantêm a agricultura familiar e a luta contra o êxodo rural” conclui o seu Joao.

O Presidente da Aspergau, Edson Ferreira disse que “a CEAPRA e a COOPCEAPRA devem atuar como depósitos e centrais para a distribuição dos produtos, por isso nossa tendência dessa união, ira favorecer a produção de várias formas, como envasamento, produzindo alimentos derivados e descascamento de grãos. Após essa etapa, elas devem regressar ao mercado em volume, o que possibilita preços competitivos para o cliente final” conclui Edson.

Suzana Pereira outra grande liderança disse: “ que o engajamento conjunto de todos irá proporcionar o desenvolvimento sustentável da comunidade em que está inserida, por meio de políticas aprovadas pelos seus associados e Cooperados, além  das parcerias formadas pelos associados, como a criação de rede de negócios interna, e isso viabiliza o fornecimento de produtos direto para o consumidor com preços mais acessíveis”, disse ela.

O presidente da CEAPRA conclui dizendo que essa união de forças viabilizará a permanência dos pequenos agricultores no mercado devido às parcerias e aos benefícios que irão receber, tornando os produtos produzidos  com seus preços mais competitivos, o suficiente para competir com os grandes agricultores no mercado.

Autor: Assessoria



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼