Segundo a secretaria municipal de saúde, quase 30% das crianças não tem a carteira de vacinação completa na cidade. O único imunizante que foi aplicado em mais de 95% das crianças é a BCG, vacina que previne a Tuberculose. Outros preventivos contra doenças como Poliomielite, Sarampo, Meningite e Rotavírus, não chegam a 70% da público alvo vacinado, a Febre Amarela tem a vacina com a menor adesão pelos pais Cacolenses, 55% das crianças foram imunizadas.
Por isso a prefeitura organizou um treinamento com a área da saúde, educação e assistência social. Para identificar cartões de vacinas desatualizados. Os pais de crianças com carteira de vacinação incompleta serão encaminhados para a cumprir a vacinação das crianças no ato da matrícula em escolas municipais, esta foi uma forma de tentar impedir o surgimento de doenças que já foram erradicadas no país. Depois de vacinadas, as escolas vão receber uma declaração, informando que aquela criança já está totalmente imunizada.
Hoje em Cacoal 6.400 crianças estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino, a re-matrícula delas deve acontecer no mês de Dezembro, novas matrículas vão ser realizadas somente no mês de Janeiro.