A 38ª Sessão Ordinária da Câmara terá início daqui a pouco, às 18h30, e o foco de todos será a eleição para a escolha da nova mesa diretiva. Eventuais discussões sobre outros temas ou até projetos de lei, ficarão relegados à uma importância secundária.
Duas chapas foram inscritas. A Chapa 01, intitulada Fidelidade e Compromisso, tem como candidato a presidente o vereador Romeu Moreira. A Chapa 02, intitulada Harmonia e Independência, tem como candidato a presidente o vereador Valdomiro Corá.
Embora as atenções estejam voltadas para os nomes de Romeu Moreira e Valdomiro Corá, cada uma das chapas também contam ainda com concorrentes aos cargos de vice-presidente, além de 1º e 2º secretários. São cargos também muito importantes. Na chapa 01, além de Romeu Moreira, temos Luiz Fritz (vice-presidente), Ezequiel Câmara (1º secretário) e Edimar Kapiche (2º secretário). Na chapa 02, temos além de Valdomiro Corá os seguintes membros: *Toninho de Jesus (vice-presidente), João Paulo Pichek (1º Secretário) e Lauro Garçom (2º Secretário).
Como a lógica é que os membros de cada uma das chapas votem em si mesmos, os olhares se voltam para os quatro vereadores que não compõem nenhuma chapa. São eles que vão decidir a sorte dessa eleição. A chapa do vereador Valdomiro Corá precisa tão somente de 02 votos em razão dele vencer o concorrente no quesito idade e mais tempo de casa. Já o vereador Romeu Moreira, precisaria de 03 votos dentre esses quatro vereadores que não fazem parte nem de uma chapa e nem de outra.
Esses vereadores são Paulo Henrique, Magnison Motta, Zivan Almeida e Vereador Paulinho do Cinema.
Nesta segunda-feira, a TV Allamanda informou, através do apresentador Diego Maia, que os vereadores Zivan Almeida e Paulinho do Cinema teriam assumido o compromisso público de votar no Romeu Moreira. A dúvida é em relação ao voto de Magnison Motta (esse sempre uma incógnita) e Paulo Henrique. Este último, apesar de polêmico, parece pensar mais nas consequências políticas do seu voto, pesando menos os interesses pessoais.
Nas redes sociais, muita gente se engajou na defesa da eleição do vereador Romeu Moreira, que tem um perfil mais conservador e equilibrado. Já o seu concorrente, Valdomiro Corá, é conhecido por suas polêmicas e pavio curto. Já chamou colega ou ex-colega para briga e foi visto, em algumas ocasiões, desafiando eleitores e os chamando para a briga.
Durante a apresentação do programa Comando Policial, o apresentador Diego Maia pediu o engajamento da população para que o local de votação esteja lotado. Segundo ele, esta é uma das eleições mais importantes já realizadas pela Câmara Municipal.
O apresentador disse que pessoalmente não tem nada contra o Vereador Corá, mas alertou para o fato de que Valdomiro Corá, quando exerceu a Presidência da Câmara, foi incapaz de realizar uma boa administração. Nesse período, segundo o apresentador, a Câmara de Cacoal foi uma vergonha para o povo de Cacoal e ocupou as manchetes dos meios de comunicação de todo o Estado em razão de brigas e badernas que ocorriam, sem que o chefe do Legislativo fosse capaz de impor a ordem.