Nesta sexta-feira, 21 de julho, a Câmara Municipal de Vereadores de Ariquemes (RO) decidiu pela cassação do vereador Rafael É O Fera (Podemos). O parlamentar foi cassado por 10 votos a 2, sendo que foi registrada uma abstenção.
Conforme o parecer da Comissão Processante, o vereador Rafael É O Fera, que foi eleito em 2020 pelo DEM, com 1.972 votos, cometeu crime de quebra de decoro, devido as várias acusações, consideradas infundadas e sem provas.
Rafael Bento Pereira, ou simplesmente Rafael É O Fera, foi o mais votado nas eleições municipais em 2020. O vereador pode ficar inelegível por 8 anos, mas o advogado de defesa afirma que irá recorrer na Justiça.
Rafael é acusado de promover vários ataques a prefeita de Ariquemes Carla Redano (Patriota) com acusações infundadas. Ele também teria atacado várias outras autoridades políticas, judiciárias, alegando que o “Sistema”, como ele sempre se refere as autoridades constituídas, está contaminado e corrompido.
Rafael promoveu centenas de ataques a prefeita do município e seu marido, o deputado estadual Alex Redano (Republicano). Ao que tudo indica, os ataques eram ocorriam mais na esfera pessoal. Ficou provado com a cassação do vereador, que todas as acusações contra o deputado e a prefeita, não possuem qualquer prova.
Cabe recurso e o advogado de defesa já se manifestou que irá recorrer da decisão na Justiça que analisará se cabe avaliar o caso e tomar uma decisão, interferindo ou não, na decisão da casa de leis ariquemense.
Com a cassação do vereador Rafael o Fera, quem assume o mandato é o primeiro suplente o policial militar, Tenente Valentin (União Brasil), que obteve 734 votos nas eleições de 2020.