Nos dias 01 e 02 de julho aconteceu em Cacoal a 1ª Feira do Café e do Cacau, a CAFECAU, e, segundo os organizadores, cerca de 10 mil pessoas participaram do evento que teve vários shows com artistas do âmbito regional e nacional, além de muitos outros atrativos para o público como exposições de empresas ligadas à agroindústria, feira de artesanatos regionais e vários outros empreendimentos. A Cafecau foi realizada no Complexo Beira Rio “Genézio Lima”.
No âmbito institucional, várias lideranças políticas do município e do estado aproveitaram o momento para anunciar a celebração de parcerias tanto do governo do estado, quanto de bancada, para o início de realização de obras de infraestrutura no município. Esses convênios tiveram a chancela do prefeito Adaílton Fúria e representantes do governo de Rondônia e de parlamentares das bancadas estadual e federal.
A abertura do evento, no início da noite de sexta-feira, foi da renomada dupla regional Cuyabano & Douradense, os quais tem uma legião de fãs, graças às suas belas apresentações que já transpuseram as fronteiras de nosso estado.
Em seguida, foi a vez da dupla de renome nacional Brenno Reis e Marco Viola se apresentarem e arrancarem aplausos do público.
No sábado à noite a atração musical ficou por conta da dupla Cleber e Gustavo, os quais, a exemplo das duplas que se apresentaram anteriormente, também atraíram a participação de um grande público de Cacoal e região.
O evento, que foi parte da 1ª Semana do Café e do Cacau, celebrada entre os dias 24 de junho a 02 de julho, foi realizado pela Prefeitura Municipal de Cacoal, contando com o apoio de várias secretarias e órgãos do município, além da parceria do Movimento Pró Cacau, Câmara Setorial do Café, Caferon, Seagri, Emater, Sebrae, Ifro, Faperon, Senar, Mapa, Embrapa, Sistema Fecomércio Conetur, Semict, Funai, Idaron, Sedam, Ceplac, Cacauron, Acic, CDL, Facer, Abrasel, Sindicato Rural, parlamentares que representam Cacoal na ALE e no Congresso Nacional.
A 1ª Cafecau recebeu ainda o patrocínio de Instituições Bancárias, Cooperativas de Crédito e empresas privadas ligadas ao agronegócio e instituições educacionais da região.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura de Cacoal, Pedro Rabelo, as expectativas em relação ao evento foram atendidas e até superadas. A Cafecau não será um evento isolado, mas terá continuidade em anos vindouros conforme prevê o calendário da Semana do Café e do Cacau, aprovado por lei municipal por iniciativa do vereador Romeu Moreira e que contou com a aprovação unânime de todos os demais vereadores da Câmara Municipal de Cacoal.