Quarta-feira, 24 de julho de 2024 - Email: [email protected]




Cafecau: ação parlamentar assegura fortalecimento da cafeicultura em Cacoal

Produtor rural João da Luz valorizou o trabalho realizado pelo deputado estadual Cirone Deiró.



- Advertisement -
Atuação parlamentar tem contribuído para o fomento de ações na agricultura familiar (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

A cidade de Cacoal tem se notabilizado como uma das mais produtivas quando o assunto é café. O trabalho desempenhado na região é resultado de boas práticas de manejo aliado ao investimento em tecnologia ao agricultor. E um dos personagens que tem participado ativamente desta história tem sido o produtor rural João da Luz, que tem valorizado a atuação dos parlamentares rondonienses para a realização de suas atividades por meio da agricultura familiar.

 

O café Robusta Amazônico tem se destacado abrindo as portas do Brasil e do mundo, em um trabalho desenvolvido em conjunto pelos deputados estaduais como o Governo de Rondônia, por meio de ações desempenhadas pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), assim como a Associação dos Cafeicultores da Indicação Geográfica Matas de Rondônia (Caferon) e a Embrapa. As ações desenvolvidas contam com projetos na cultura cafeeira, investimento e incentivo à tecnologia no campo, poda adequada, irrigação e clonagem de grãos. As medidas fizeram com que a cidade de Cacoal pudesse ampliar sua produção nos últimos anos.

Incentivo a cafeeicultura fez os produtores rurais ampliarem sua produção (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

“Posso dizer que o deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) é nosso braço direito e foi o primeiro parlamentar a visitar a minha propriedade rural. É um homem de palavra e que contribui para o fortalecimento da cafeicultura na nossa região. Se hoje temos um trabalho consolidado, grande parte disso pode ser creditado ao deputado que acreditou nas ações a serem executadas  e fomentou diversas atividades a serem implementadas para essa nova realidade. Para nós da agricultura é um motivo de alegria poder contar com a ajuda do parlamentar”, frisou.

 

As emendas parlamentares contribuem para que os agricultores possam investir na qualidade da produção, a qual é proporcionada por meio da modernização no manejo das lavouras. “O apoio do deputado Cirone Deiró tem nos ajudado a melhorar o trabalho no campo, pois, hoje, posso trabalhar mais em menos tempo e continuar melhorando os grãos do meu cafezal. Ele tem colocado implementos nas associações e nas entidades que precisam contribuindo com a mecanização no campo. Ele tem ajudado não só a cafeicultura, mas toda agricultura familiar para potencializar a produção do homem do campo”, acrescentou João da Luz.

Produtor rural João da Luz valorizou a atuação do deputado estadual Cirone Deiró (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

A 3ª Cafecau (Feira do Café e do Cacau) foi realizada no período de 5 a 7 de julho e oportunizou um espaço para que os produtores rurais possam expor seus produtos à população. “As feiras são essenciais para ter o contato com os moradores do município e promover a troca de experiências entre os agricultores, buscando aprimorar as técnicas utilizadas além de gerar emprego e renda ao trabalho desempenhado pelo homem do campo”, encerrou.

 

Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼