Quinta-feira, 28 de março de 2024 - Email: [email protected]




Cadeia produtiva da castanha será tema de workshop em Ariquemes



- Advertisement -

A castanha do Brasil é uma um produto nativo da região amazônica, com importante papel na geração de renda e preservação da floresta em que o Brasil– mais especificamente – Rondônia têm grande produção anual. O Sebrae em Rondônia pretende, junto com grandes parceiros que compõem a cadeia produtiva da amêndoa, debater os desafios e as oportunidades da atividade. O evento acontece no próximo dia 14 de junho no Sebrae de Ariquemes.

O Seminário Inova Agro voltado para a castanha do Brasil em Rondônia é um esforço na mobilização dos integrantes dessa cadeia, em que se pretende estimular o desenvolvimento por meio do diálogo, facilitando o processo de organização produtiva.

O objetivo do evento é promover a integração dos elos da cadeia da castanha do Brasil em Rondônia para identificação dos gargalos e soluções visando ao desenvolvimento sustentável.

“Uma estratégia de congregar propósitos a fim de gerar competitividade aos produtores dessa atividade em Rondônia, preparando-os para alçar novos voos e prospectar novos mercados, inclusive internacionais, lançando mão de uma boa gestão de suas propriedades e garantindo uma melhor produtividade. Estamos no início, e as entidades parceiras estão conosco nessa missão”, diz Samuel Almeida, diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia.

O beneficiamento das castanhas pode ou não ser feito. As castanhas com casca podem ser vendidas desidratadas, semidesidratadas ou a granel (sem beneficiamento). As castanhas sem casca (amêndoas) são obtidas quebrando-as manualmente e podem ser vendidas com ou sem película. De igual maneira, o óleo da castanha pode ter grandes aplicações na indústria de cosméticos, entre outras oportunidades para as quais a produção pode ser direcionada.

O Inova Agro Castanha do Brasil acontecerá o dia todo no auditório do escritório regional de Ariquemes e contará com ampla programação. Entre as atrações está a palestra de Lucia Helena Wadt, chefe da Embrapa em Rondônia e uma oficina focada em planejamento estratégico sobre a cadeia produtiva da castanha.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼