A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, por meio do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), iniciou na segunda-feira, 20, a aula inaugural do V Curso de Técnicas Não Letais, que tem como objetivo especializar os agentes de Segurança Pública para atuarem com o emprego de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO).
O uso da força faz parte do dia a dia da atividade policial. Nem todas as ocorrências são resolvidas por meio da verbalização ou negociação. Dessa forma, é necessário conhecer a legislação e a doutrina de uso diferenciado da força e conhecer também as técnicas para o emprego dos instrumentos de menor potencial ofensivo, que são projetados ou empregados para terem baixa probabilidade de causar mortes ou lesões graves, debilitar ou incapacitar temporariamente pessoas.
O V Curso de Técnicas Não Letais, tem como objetivo principal capacitar policiais militares e civis de Rondônia e demais membros da Segurança Pública para atuarem como multiplicadores de técnicas não letais. No total, são 48 profissionais da segurança pública que estão participando do curso que terá duração de 2 semanas.
Os profissionais estão se atualizando em como utilizar granadas de efeito moral, munições de impacto controlado, conhecidas como balas de borracha, espargidores de pimenta, armas de incapacitação neuromuscular, através da condutividade elétrica, dentre outros.