Cacoal realizou mais um Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LiRAa), colocando a cidade no estado de médio risco em 2024. O levantamento foi feito no mês passado e divulgado pela Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde. No ano passado, 2023, o município ficou em alto risco, mas segundo os especialistas, esse dado que parece ser melhor pode ser, na verdade, pelo motivo que a chuva mal tinha começado quando o levantamento foi feito.
O levantamento é feito de forma física, com vários quarteirões da cidade sendo sorteados e as residências monitoradas. Segundo a Vigilância Ambiental em Saúde, 47% dos focos estavam em lixo doméstico e 46% em pneus.
De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), no ano de 2024 já foram confirmados 276 casos de dengue no estado. A chikungunya e o zika vírus tiveram apenas um caso confirmado cada.
A Agevisa colocou o estado de Rondônia em estado de alerta para a proliferação do mosquito, reforçando a importância de medidas preventivas para controlar a população do Aedes aegypti e evitar a disseminação de doenças.