Acontece no domingo, dia 15 de outubro, o IV Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia em Cacoal (RO) e outros 13 municípios de Rondônia: Porto Velho, Machadinho do Oeste, Cujubim, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Alta Floresta do Oeste, Vilhena, Mirante da Serra e Costa Marques. O horário para retirada do peixe será das 11h às 14h na modalidade drive thru.
No município a redação de jornalismo conversou com Claudete Mota, presidente do Lions Clube Capital do Café. Ela confirmou o evento e aproveitou para convidar toda a população e também municípios circunvizinhos, para participarem.
As 500 bandas de tambaqui assadas, serão disponibilizadas na Creche Leãozinho, que fica na rua Recife, altura do numeral 1149, no bairro Novo Cacoal. Não será feita a entrega do peixe assado, quem quiser deverá ir até o local e fazer a retirada no modo drive thru.
Em conversa com representantes do governo de Rondônia, foi possível apurar que o 4º Festival Internacional do Tambaqui da tem a organização da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar).
Parceiros como, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) e a Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui (Abratan), também fazem parte da organização e realização do evento, além de incentivarem a produção de peixe no estado.
O objetivo do festival é promover, divulgar e incentivar o consumo do Tambaqui tanto dentro, quanto fora de Rondônia. O pescado já é um dos mais consumidos atualmente.