Nesta terça-feira, foi divulgado o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F) 2024, elaborado pelo DataFolha, que avalia as cidades brasileiras com base na eficácia de suas políticas públicas em áreas como educação, saúde e saneamento. Cacoal destacou-se entre os 197 municípios mais bem avaliados no cenário nacional, ocupando a 9ª posição em saúde e obtendo também uma classificação expressiva no setor de saneamento básico.
O prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, expressou satisfação com o desempenho do município, especialmente nas áreas de saúde pública e saneamento, essenciais para a qualidade de vida da população. “Estar entre os 9 municípios mais eficientes em saúde, dentre os 5.700 do país, é uma prova de que estamos administrando os recursos de forma eficaz, com o objetivo de entregar os melhores resultados.”
Fúria ressaltou ainda que, apesar de haver áreas que demandam melhorias, sente que está cumprindo seu dever, especialmente considerando os desafios impostos pela pandemia de COVID-19, que marcou o início de seu mandato. “Tivemos que priorizar a saúde no momento mais crítico da pandemia, e os resultados desse esforço estão evidentes”, completou.
O levantamento REM-F/DataFolha foi criado para oferecer aos brasileiros uma avaliação precisa de seus municípios, em um momento em que o país se prepara para as eleições municipais, onde prefeitos e vereadores serão escolhidos ou reeleitos. É fundamental que os cidadãos tenham uma compreensão clara de como suas cidades estão sendo geridas no âmbito de políticas públicas.
cacoalTexto: Daniel Paixão