Sexta-feira, 18 de outubro de 2024 - Email: [email protected]




Cacoal comemora 45 anos de emancipação neste sábado; à véspera, prefeito Adailton Fúria concedeu entrevista à TV Allamanda



- Advertisement -

Neste sábado Cacoal está em festa, comemorando 45 anos de emancipação, em um ano em que é administrada por um prefeito e um vice-prefeito nascido nesta cidade. Na sexta-feira, o prefeito Adailton Fúria concedeu uma entrevista à TV Allamanda, nos estúdios do programa Comando Policial. Na oportunidade, ele fez um relato de sua trajetória e da trajetória de sua família. O prefeito também falou de sua responsabilidade em governar um município de aproximadamente 100 mil habitantes.

Ao falar ao apresentador Diego Maia, Adailton Fúria afirmou que é uma honra muito grande de entrar para a história como o primeiro prefeito eleito a ter nascido neste município. Não só ele, mas também o vice-prefeito, Cássio Góis, também é filho desta terra. Ele contou como encarou o desafio de administrar o município em plena pandemia e falou sobre as ações que tomou para evitar maiores danos à economia, numa época em que em todo o país a palavra que mais amedrontava a população era “lockdown” (confinamento). “Hoje Cacoal é reconhecida pelo Tribunal de Contas como uma das cidades que cresceu, mesmo durante a crise pandêmica, e devemos atribuir isso a um trabalho que coordenamos com a parceria e o empenho de cada um dos mais de 2 mil servidores do município”, disse.

Ao fazer um breve relato histórico de sua vida, o prefeito falou que sua família chegou a Cacoal há 50 anos atrás, época em que a região ainda iniciava a sua colonização e antes de se tornar município. Segundo ele, nessa época não existia a ponte que dá acesso ao setor prosperidade e ao município de Rolim de Moura e a travessia era feita através de uma Balsa que seu avô a construiu na base do machado e marreta.

“O meu avô por parte de mãe que construiu a balsa, ele saiu do interior de São Paulo, e o meu avô por parte de pai veio do Norte de Minas Gerais, conhecido como Sr. João Mineiro, que era muito conhecido ali onde a gente tinha pista no Setor da 208. O meu avô chegou e adquiriu aquela área há 45 anos atrás e foi na travessia da balsa que meu pai conheceu minha mãe, se casaram e nasci dia 24 de setembro de 1986, no Hospital Materno Infantil aqui da cidade de Cacoal. Hoje estou conduzindo esta cidade maravilhosa. Sou fruto dessa terra, sou apaixonado por esse lugar, tudo que eu busco fazer é com muito amor e com muito carinho porque o que a gente quer é acima de tudo deixar um legado, uma gestão diferenciada”, contou.

Indagado por Diego Maia sobre o que foi mais determinante para o crescimento de Cacoal e o que seria necessário para um avanço ainda maior, Fúria disse que há muita coisa que precisa ser melhorada. Em relação às ações que realizou, disse que a atual administração conseguiu evitar maiores danos econômicos, apesar do momento difícil que todo o país e o mundo passaram.

Para o atual prefeito, ser um polo econômico, educacional e de saúde tem suas vantagens, mas também falou que, especialmente no que diz respeito à saúde, tem uma desvantagem se não houver o aporte de recursos públicos do Estado e da União, pois é para cá que se dirigem pessoas “Atendemos pessoas dessa região inteira. Há dias em que o Materno Infantil realiza 20 partos e não são todos de cidadãs cacoalenses. A maioria das mulheres atendidas são das cidades vizinhas, então a gente ainda precisa melhorar muito na infraestrutura da saúde pública, eu acho que esse é um dos pontos principais”, contou.

Em relação ao comércio e à indústria, o prefeito disse que ainda falta mão de obra e o empresário tem de buscar profissionais qualificados. Segundo ele, isso é ruim por um lado, por dificultar que os empreendedores possam expandir seus negócios, mas por outro lado mostra bem como a cidade está crescendo. Enquanto em outros lugares as pessoas buscam por uma vaga, aqui são os empresários que precisam anunciar vagas. Quanto ao processo de industrialização, que ainda precisa acontecer, ele disse que o Executivo faz a sua parte, criando as condições favoráveis, mas esses investimentos dependem da iniciativa privada. “Somos fortes na agricultura familiar e é essa atividade que está suprindo a falta de indústrias”, afirmou.

O prefeito contou que, apesar de todas as dificuldades recentes, só no ano passado o município registrou mais de 150 empresas, entre pequenos, médios e grandes negócios. São empresas como essas que geram emprego e renda à população. “Eu assumi com o orçamento de 236 milhões, e em 2022 esse valor saltou para 270 milhões. Isso significa que está entrando dinheiro no município, a arrecadação aumentou. Para o ano que vem (2023), o orçamento enviado à Câmara Municipal é de 370 milhões. Esse é um grande salto”.

Perguntado se esse avanço orçamentário é um crédito de sua gestão, o prefeito afirmou que o avanço é mérito de boas ações administrativas tomadas, mas também aos esforços de todos os 100 mil habitantes. Quando o cidadão paga seus impostos, isso é sinal da vitalidade da economia, e com mais recursos, o município pode realizar obras. A administração pública estando em compasso com as demandas da população, segundo ele, permite que o progresso seja constante.

“Não foi só na área urbana que realizamos investimentos. Também nos preocupamos com o homem do campo. Recuperamos estradas, pontes e carreadores. Tudo isso ajuda a agricultura familiar e é isso que move também o comércio e a indústria. Toda a cidade depende da pujança da produção rural para se fortalecer economicamente”, afirmou.

Ao final da reportagem, o prefeito disse que assumiu como prioridade de sua administração investir em saúde, educação e, para tanto, em um curto período já construiu o Pronto Socorro Municipal, o Pronto Socorro Infantil e investiu na reforma do Materno Infantil e em várias unidades básicas de saúde. Em relação à educação, o Município investiu na qualificação dos professores e deu melhores condições também aos estudantes, com investimentos em tecnologia. Por fim, disse que está criando as condições necessárias para que o município coloque uma gama de serviços necessários ao bem-estar da população.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼