O Brasil voltou a pedir ao Japão para avançar nas tratativas para a abertura de mercado para as exportações de carne bovina. Em missão realizada nesta semana em Tóquio, liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, o país também solicitou celeridade na análise de risco e permissão para que outros Estados brasileiros, além de Santa Catarina, possam vender carne suína aos japoneses.
Os pedidos foram feitos durante reunião com o vice-ministro para Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão (MAFF), Yoichi Watanabe, e com Shigeki Mori, diretor-geral do Departamento de Assuntos Internacionais.
De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, as autoridades trataram também da regionalização das restrições relacionadas à gripe aviária. A delegação brasileira propôs que o Japão aplique medidas por município, de modo que eventuais surtos isolados não afetem exportações de carne de aves de outras áreas do país.
“Buscamos consolidar o agro brasileiro como referência em qualidade e sustentabilidade, estreitando laços que beneficiam produtores e consumidores de ambos os países. Temos boas expectativas que os temas de interesse tanto do Brasil como do Japão avancem rapidamente”, afirmou Rua, em nota.