Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Brasil tenta avançar nas negociações para exportar carne bovina ao Japão

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, as autoridades trataram também da regionalização das restrições relacionadas à gripe aviária



- Advertisement -
Brasil ainda reforçou a importância de concluir o Plano de Trabalho para exportação de melão — Foto: Pixabay

O Brasil voltou a pedir ao Japão para avançar nas tratativas para a abertura de mercado para as exportações de carne bovina. Em missão realizada nesta semana em Tóquio, liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, o país também solicitou celeridade na análise de risco e permissão para que outros Estados brasileiros, além de Santa Catarina, possam vender carne suína aos japoneses.

Os pedidos foram feitos durante reunião com o vice-ministro para Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão (MAFF), Yoichi Watanabe, e com Shigeki Mori, diretor-geral do Departamento de Assuntos Internacionais.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, as autoridades trataram também da regionalização das restrições relacionadas à gripe aviária. A delegação brasileira propôs que o Japão aplique medidas por município, de modo que eventuais surtos isolados não afetem exportações de carne de aves de outras áreas do país.

O Brasil também reforçou a importância de concluir o Plano de Trabalho para exportação de melão. Após a recente abertura do mercado japonês para o abacate brasileiro, a liberação do melão surge como uma nova oportunidade para os produtores nacionais, disse a Pasta.

“Buscamos consolidar o agro brasileiro como referência em qualidade e sustentabilidade, estreitando laços que beneficiam produtores e consumidores de ambos os países. Temos boas expectativas que os temas de interesse tanto do Brasil como do Japão avancem rapidamente”, afirmou Rua, em nota.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼