O Brasil suspendeu as exportações de frango e derivados para 42 países e União Europeia. A medida foi tomada após a confirmação de um caso de Doença de Newcastle em uma granja comercial localizada em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. A propriedade afetada é de um avicultor integrado da BRF, que possui frigoríficos em Marau e Lajeado.
A suspensão das exportações é preventiva para garantir a transparência do Brasil com os países que importam esses produtos.
No caso de China, Argentina, Peru e México, foram suspensas as exportações de frango e derivados, produzidos em todo o Brasil. Para a União Europeia e outros 28 países, a suspensão atinge apenas as mercadorias produzidas no Rio Grande do Sul.
O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou emergência zoossanitária no estado gaúcho por 90 dias. Cerca de 15 mil aves da granja serão sacrificadas para desinfecção do local. A virose afeta aves, répteis e mamíferos, e não tem cura. Nos humanos, pode causar conjuntivite, mas sem gravidade.
O Ministério da Agricultura, no entanto, afirma que a população pode seguir consumindo carne de frango e ovos normalmente, e que todos os produtos passam por inspeção veterinária.