Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Brasil registra um volume recorde de exportações de café em outubro

O desempenho das exportações de café canéfora tem sido um destaque em 2024



- Advertisement -
O desempenho das exportações de café canéfora tem sido um destaque em 2024 – Foto: Divulgação

Segundo o relatório mensal do mercado de café divulgado por Guilherme Morya, analista do Rabobank, o Brasil registrou um volume recorde de exportações em outubro de 2024, com 4,9 milhões de sacas de 60 quilos embarcadas. Esse número representa um aumento de 8,1% em relação a setembro e eleva o total acumulado no ano para 41,3 milhões de sacas, um crescimento expressivo de 35,1% comparado ao mesmo período de 2023.

O desempenho das exportações de café canéfora tem sido um destaque em 2024. Até o momento, foram exportadas 7,9 milhões de sacas dessa variedade, um aumento de 140% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento reflete o fortalecimento desse segmento, que tem contribuído significativamente para a expansão das exportações brasileiras no setor cafeeiro.

Outro ponto relevante apresentado pelo Rabobank é a melhoria na relação de troca entre café e fertilizantes, que em novembro atingiu o menor nível dos últimos 13 anos. Atualmente, são necessárias apenas 1,3 sacas de café verde para adquirir uma tonelada de fertilizante, uma redução de 47% em comparação com o ano passado, quando a relação era de 2,4 sacas. Esse cenário é favorecido pela valorização dos preços do café e pela queda nos preços dos fertilizantes, consequência de uma menor demanda global.

Apesar das condições favoráveis, o Rabobank alerta para possíveis riscos futuros decorrentes da escalada dos conflitos entre Ucrânia e Rússia, que podem impactar os preços dos fertilizantes. Até o momento, no entanto, o mercado não apresentou reações significativas a esses eventos.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼