O Secretário Nacional de Segurança Pública, Renato Paim, informou que o Brasil deve fechar o ano de 2022 com o menor número de mortes violentas dos últimos 15 anos. O balanço feito por todas as secretarias estaduais de segurança pública, incluindo o Distrito Federal, mostra que de janeiro a setembro deste ano os assassinatos no país caíram 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em 2021, a queda foi de 7%.
Conforme Renato Paim, essa queda em número de mortes violentas é fruto do trabalho do governo federal, focado em ações para a redução da criminalidade no país.
“Estamos seguindo o programa de governo, “Mais Brasil e menos Brasília”, buscando ir aos entes federativos e aos municípios, com o escopo de diminuir as distâncias, procurando uma aproximação estratégica, visando instituir o Sistema Único de Segurança Pública, SUSP. Os atos de gestão praticados objetivaram atingir resultados para a sociedade, compreendendo a importância de realizar investimentos e custeios, com escopo de fortalecer as instituições de segurança pública e defesa social. Bem como de valorizar os profissionais que nelas trabalham”, disse.
Por fim, o secretário enfatiza que os assassinatos estão em queda em grande medida pelo fomento a operações integradas e investimento nas forças de segurança. Nos últimos 04 anos, segundo ele, o governo federal repassou mais de três bilhões de reais do fundo nacional de segurança pública para a 27 unidades da federação. O montante é o maior já repassado pela união para investimentos em segurança pública nos Estados.