Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 - Email: [email protected]




Bioinsumos crescem como alternativa aos fungicidas

O mercado de fertilizantes também tem enfrentado desafios



- Advertisement -
O mercado de fertilizantes também tem enfrentado desafios – Foto: Freepik

A escassez de Fungicidas protetores, como mancozebe e clorotalonil, tem afetado cultivos da safra atual no Brasil, gerando desafios devido ao aumento da incidência de doenças foliares em soja, algodão e milho. Em resposta, os bioinsumos estão se destacando como uma alternativa sustentável, com o gerente de produtos da Nitro Agro, Vinícius Marangoni, destacando que “os biológicos podem até mesmo substituir em algumas situações os produtos químicos tradicionais, aumentando a eficiência de controle e promovendo uma agricultura mais sustentável”.

Em outras frentes, a EcoPhage firmou um acordo de distribuição com a Maian Ltda. para ampliar sua presença no mercado brasileiro. No setor de citros, a Agrodefesa iniciou o levantamento anual das pragas quarentenárias, como o Cancro Cítrico e o HLB, em propriedades comerciais de citros e viveiros de mudas. Além disso, a parceria entre Fundecitrus, FAPESP e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” resultou na criação de um Centro de Pesquisa Aplicada em Inovação e Sustentabilidade da Citricultura, com investimento de R$ 200 milhões, focado no combate a doenças como a CVC, a morte súbita dos citros e o greening, que impactou 44% dos pomares paulistas em 2024.

O mercado de fertilizantes também tem enfrentado desafios, com a entrega de fertilizantes caindo 1,8% até setembro de 2024, somando 32,88 milhões de toneladas, mas o abastecimento continua adequado. A ADM prevê um aumento de 20% nas vendas de fertilizantes no Brasil em 2025, enquanto a expectativa para 2025 no mercado de defensivos agrícolas é de “crescimento conservador”. Além disso, o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes caiu 3% em novembro, indicando boas condições de compra. A ADAMA também nomeou Gaël Hili como seu novo presidente e diretor executivo em outubro de 2024, realizando sua primeira visita oficial ao Brasil. As informações foram divulgadas pela AgriBrasilis.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼