Joe Biden, Xi Jinping, Emmanuel Macron e Javier Milei são esperados para chegar neste domingo (17) no Rio de Janeiro.
Os líderes dos Estados Unidos, China, França e Argentina desembarcam na capital fluminense para participar da cúpula do G20 na segunda (18) e na terça-feira (19).
Xi Jinping, Macron e Milei estão previstos para desembarcar no Aeroporto Santos Dumont no fim da tarde. Já Biden pousa no Rio no fim da noite de domingo após passar o dia em Manaus, no Amazonas.
Com exceção de Milei, todos os demais terão encontros reservados com Lula. Macron se reúne com Lula neste domingo, às 19h30, no Forte Copacabana. Biden tem previsão de almoçar com o brasileiro na segunda. Por sua vez, Xi Jinping será recebido no Palácio do Alvorada em Brasília na quarta-feira (20), um dia após o encerramento do G20.
Ao longo do domingo, ainda são esperadas, entre outras, as chegadas dos líderes Alemanha, Índia, Japão, México, Noruega, Singapura e Turquia, além dos representes do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
A CNN apurou algumas exigências feitas pelos líderes que chegam ao Brasil. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, por exemplo, só bebe da água que sua própria comitiva carrega — e no Brasil não será diferente.
Já Xi Jinping, da China, pediu e terá em seu hotel um acesso privado a um pedaço de praia no Rio de Janeiro.
Neste domingo, Lula terá 11 reuniões bilaterais. Para cada encontro, foram reservados cerca de 50 minutos.