Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - Email: [email protected]




Baixa na procura por vacinação de rotina preocupa setor da saúde



- Advertisement -
Fotos: Segundo News

A agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) de Rondônia, está apoiando o fortalecimento das salas de vacinas municipais.

Para melhorar a qualidade do serviço foi feito um investimento de mais de r$ 1milhão de reais com o objetivo de estruturar e fortalecer o programa de imunizações nas salas de vacinação municipal e nas centrais regionais de rede de frio.

Nesse sentido, foram comprados   materiais e feita a entrega  de acordo com as planilhas de distribuição.

Porém, mesmo com esses esforços, a baixa na procura pelas vacinas consideras de rotina está se tornando algo preocupante.

Atualmente o número de crianças com cartões de vacina em atraso tem sido alarmante em quase todos os municípios do estado, porém, os problemas que causam essa deficiência se difere de município para município.

Em Cacoal, de acordo com a vacinadora Maria Ângela da Silva Santos, a baixa divulgação das campanhas e a falta de profissionais, tem dificultado os trabalhos, uma vez que os pais acabam desistindo de vacinar os filhos, por não poderem esperar nas filas que se formam nas unidade.

Mas mesmo com as dificuldades, a Ângela enfatiza a importância dos pais se conscientizarem e não deixarem de vacinar seus filhos, para evitar que doenças já erradicadas em nosso país, voltem.

“Não está faltando vacina, está faltando uma conscientização dos pais de trazerem seus filhos, mesmo com dificuldade. Os pais estão deixando de vacinar e nós estamos percebendo que doenças já erradicadas estão voltando, como é o caso do sarampo”.

Outro alerta feito pela vacinadora, é o atraso na vacinação, que pode levar ao não efeito esperado do imunizante e expor as crianças à contaminações: “nós tivemos crianças de 2 anos vindo tomar vacina que deveria ter sido aplicada aos 9 meses de vida”.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼