A manhã chuvosa desta segunda-feira, dia 3 de abril, provocou inundações em pontos da zona rural de Cacoal, RO. A informação chegou a redação do Segundo News, através de moradores dos Setores Everaldo Góes e Prosperidade, onde alunos não conseguiram ir para escola, devido a elevação das águas, o que impediu a trafegabilidade do ônibus que fazem o transporte escolar.
A redação do Segundo News entrou em contato com Lucas Borg, chefe da Defesa Civil de Cacoal, que alertou a população das áreas afetadas na zona rural, para não saírem de suas casa e enfrentarem as chuvas. O risco é grande!
Lucas Borg lembrou o aumento das chuvas nos municípios de Rolim de Moura, Alta Floresta, Alto Alegre, Parecis, Primavera de Rondônia onde há hidrelétricas e Pimenta Bueno, RO cuja os córregos e rios deságuam nos rios São Pedro e Machado, o que provoca inundações nas zonas urbanas e rural, pontuou.
A Defesa Civil atende em parceria com o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193. Qualquer necessidade, é preciso entrar em contato e com calma, relatar a situação para o atendente.
Outra informação importante, conforme Lucas, é que a Defesa Civil de Cacoal, monitora todos os municípios da região. Neste momento, os municípios de Alta Floresta, Nova Brasilândia, Novo Horizonte, Pimenta Bueno e Rolim de Moura, todos na Zona da Mata, registram rios fora da caixa, ou seja, transbordamentos, que poderão aumentar as áreas atingidas, se as chuvas persistirem.
Ouça a reportagem, abaixo
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Sobre o transporte escolar, o Segundo News conversou com o secretário municipal de educação Gildeon Alves, que confirmou que apenas dois pontos não teriam conseguido receber os ônibus do transporte escolar, devido ao excesso de chuvas.
Ouça a reportagem, abaixo:
PREVISÃO DO TEMPO
Primeira semana de abril marcada por chuvas do Centro ao Norte do Brasil