Evento proposto pelo deputado Cirone Deiró vai reunir autoridades,
mães, familiares e especialistas
Familiares de pessoas com síndrome de down, profissionais da área e autoridades participam no próximo dia 20, de audiência pública que será realizada às 15 horas, na Assembléia Legislativa de Rondônia. A audiência foi proposta pelo deputado estadual Cirone Deiró, defensor das causas das pessoas com deficiência. O evento antecede a data de 21 de março, que é reconhecida como o Dia Internacional da Síndrome de Down. Cirone disse que propôs a realização da audiência, atendendo solicitação de familiares de pessoas com síndrome de down e que o principal objetivo da reunião é por em pauta os direitos e a inclusão dessas pessoas. Ele explicou que na condição de deputado, desde 2019, tem trabalhado para que os direitos das pessoas com deficiência sejam exercidos em sua plenitude, conforme determina a lei. “Este é meu compromisso diário, sonho com o dia em que as pessoas com deficiência viverão a totalidade dos seus direitos na sociedade”, afirmou. De acordo com a mãe atípica, pioneira na defesa dos direitos das
pessoas com deficiência, Flaviana Tertuliana, todas as deficiências devem receber a mesma atenção e reconhecimento na implantação e execução das políticas públicas. “As pessoas sempre vem antes das deficiências. No entanto, devemos aproveitar as datas alusivas para reforçar a relevância da inclusão e refletirmos sobre o quanto ainda
precisamos lutar pelo básico para nossos filhos. Vamos continuar falando sobre a necessidade de inclusão e reivindicando os direitos dos nossos filhos”, assegurou.
Serão palestrantes na audiência, a professora e pesquisadora Flavia Albaine, com o tema Capacitismo contra a pessoa com síndrome de down e legislação protetiva, a mãe atípica Flaviana Tertuliana, com formação em serviço social e pós graduação em psicopedagogia, com o tema A síndrome de down e seus desafios, a neuropsicopedagoga Graciely.
Santana, com o tema neuroplasticidade na síndrome de down e o médico neurologista Marcos Antônio Sueyassu, que falará sobre sua vivência profissional com a síndrome de down.