No início deste sábado, 28 de janeiro, um acidente aéreo ocorreu no distrito de Morena, Madhya Pradesh, na Índia, com dois aviões militares.
Os caças da Força Aérea Indiana (IAF) – um Sukhoi Su-30MKI e um Mirage 2000 – caíram durante uma missão de treinamento rotineiro. Um piloto morreu e dois conseguiram se ejetar com segurança.
A Força Aérea Indiana comunicou que os aviões estavam em uma missão de treinamento operacional rotineiro, e um dos três pilotos envolvidos sofreu ferimentos fatais. Uma investigação foi aberta para determinar a causa do acidente.
Relatos sugerem que teria havido uma colisão aérea. Entretanto, nenhuma das partes envolvidas – a Força Aérea Indiana ou a administração local – confirmaram tal informação.
Fontes disseram que tal colisão pode ter ocorrido enquanto os aviões voavam a uma velocidade muito alta durante a simulação de uma missão de combate. Mais detalhes serão fornecidos pela investigação.
O local do acidente é próximo ao aeroporto de Gwalior, que é base da IAF. Partes dos aviões caíram na área de Pahargarh e outras no território de Bharatpur, Rajasthan, que faz fronteira com Madhya Pradesh.