Você conhece alguém que Ronca? Sabe se tem Apneia do Sono? Você sabe quando suspeitar desse problema? A Dra. Tatiana Aguiar dá mais detalhes sobre o assunto.
Apnéia do Sono é um distúrbio do sono em que a pessoa deixa de respirar por alguns segundos diversas vezes durante a noite. Por definição consideramos Sindrome da Apneia do Sono quando em um intervalo de 1 hora a pessoa que está dormindo tem 5 momentos em que deixa de respirar por alguns segundos.
Quais são os sintomas da Apneia do Sono?
Você deve reparar inicialmente nos sintomas durante o sono:
- Você ronca alto durante a noite?
- Tem o Sono agitado?
- Acorda muitas vezes durante o sono?
- Levanta-se muitas vezes para urinar à noite que é o que chamamos de noctúria?
Você pode começar a apresentar os sintomas decorrentes desse cansaço que são:
- Cansaço diário
- Sonolência
- Acorda com a boca seca
- Dor de cabeça pela manhã
- Alteração no humor, irritabilidade e dificuldade em se concentrar
- Perda de memória
- Diminuição do desejo sexual
O diagnóstico da apneia do sono é feito através de um exame chamado polissonografia que é realizada à noite em um laboratório de sono sob a supervisão de um técnico.
Apneia do Sono tem cura?
É difícil falar em cura da Apneia. Preferimos falar em controle da doença, o que na prática significa tratamento com cirurgias, fonoterapia, aparelhos de avanço da mandíbula ou CPAP, com consequente redução dos sintomas e melhora na qualidade de vida.
Por tudo isso que eu falei espero que tenha ficado clara a importância dessa doença. Se você notou algum dos sintomas que eu descrevi, fique atento e não deixe de procurar um médico, no caso um Otorrinolaringologista ou Médico do Sono.