Era esperado um evento daqueles! Então, não foi. O Dia “D” da Multivacinação, que esperava alcançar mais de 19,6 mil adolescentes e crianças em Cacoal (RO), não alcançou nem a meta menos esperada, que seria de 10%.
Conforme a coordenadora de vigilância em saúde do município Ivani Grooman, apenas 8%, ou seja, em torno de 1,6 mil crianças e adolescentes, compareceram ao Dia “D” de Multivacinação.
Ivani Grooman pede aos pais que levem seus filhos para imunizar. “Há a necessidade de que todos os pais e/ou responsáveis que não levaram seus filhos para atualizar o cartão de vacina, que levem. Vamos montar várias estratégias. Teremos vacinas nas UBSs, escolas e nas creches”, disse.
Ivani ainda lembra que os pais precisam levar os filhos e os cartões, que deverão ser analisados pela equipe responsável pelo atendimento. “De fato os cartões de vacina das nossas crianças e adolescentes, estão extremamente incompletos. Apenas 57% das crianças que compareceram, estavam com a vacinação em dia”, pontuou.
Ainda conforme Ivani, a meta da coordenação de saúde, é atingir 95% de imunização desse público. Outro susto, foi a quantidade de adolescentes com os cartões de vacinação incompletos.
Conforme o levantamento, entre 9 e 11 anos, são mais de 47% dos indivíduos com irregularidades na imunização. De 12 a 14 anos, são 45% com vacinação irregular, enquanto a meta é de 95%.
Quem quiser regularizar as vacinas, pode procurar os postos de saúde até o dia 31 de outubro. Uma declaração será emitida para os pais, que dependerão dela – a declaração de regularização das vacinas – para matricular os filhos e fazer a rematrícula.